5G da operadora Vodafone Portugal está limitado a 300 Mbps

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A quinta geração de redes móveis, vulgo 5G, promete velocidades de até 20 Gbps nas comunicações por dados móveis, valores significativamente superiores ao padrão 4G LTE, pelo menos no papel. Porém, em Portugal uma das maiores operadoras nacionais, a Vodafone Portugal enfrenta agora críticas perante as velocidades praticadas nas ligações 5G.

A promessa das principais operadoras centra-se nas velocidades gigabit, ou seja, no 1 GBps (Giga por segundo) em tráfego por dados móveis em Portugal. Porém, temos operadores de telecomunicações como a Vodafone a limitar estas ligações 5G a 300 Mbps.

A promessa do 5G continua por cumprir em Portugal

Vodafone Portugal

Entre a teoria e a prática o hiato é significativo. Apesar de nos ser prometido um 5G com velocidades estonteantes não só pela Vodafone Portugal, mas também pelas demais operadoras como a MEO e NOS, certo é que estamos longe do ideal.

Ainda que o padrão 5G, tal como está disponível em Portugal, seja mais veloz que o 4G LTE, está muito longe do seu pleno potencial e máxima velocidade suportada. Temos, de momento, um semi 5G, ou 4,5 G na maior parte do território nacional.

Isto porque entre o 1 GBps ou gigabit e os 300 Mbps vai uma diferença muito considerável. Mais uma vez, entre a teoria e a prática, a realidade de mercado é bem diferente. Mesmo que o símbolo do 5G apareça no telemóvel, a probabilidade de estarmos perante um "4,5G" é muito significativa.

Afinal o que é este 5G com velocidades de 300 Mbps na Vodafone Portugal?

A melhor experiência de rede 5G limitada a 300 Mbps quando o Marketing anuncia velocidades gigabit.AMBR 300 Mbps / 110 Mbps#portugal #5G #vodafone #vodafonept #networksignalguru #speedtest pic.twitter.com/9E4BKoSe3d

— Ricardo José Saraiva (@ricardojsaraiva) 13 de junho de 2023

Passará o atual 5G de mera publicidade exacerbada pelo marketing com pouco de efetivamente palpável? Sem a menor dúvida. Pese embora os esforços que têm sido feitos na implementação de uma verdadeira infraestrutura 5G, sobretudo pela MEO / Altice Portugal, Vodafone e NOS, há ainda um grande caminho a ser percorrido.

Acima colhemos o testemunho de um utilizador versado na área, bem como o relato apontado pelos colegas expondo a mesma situação. Em causa está, mais uma vez, a limitação da velocidade de tráfego de dados em 5G a 300 Mbps em Portugal.

Por outras palavras, este é o retrato da realidade do 5G em Portugal, tal como ele é entregue ao consumidor pela Vodafone Portugal.

Promessa de 10 Gbps, realidade de 300 Mbps

Em contraposição, temos os valores apontados na própria página da operadora, com a promessa de velocidades em 5G até 10 Gbps, o que aí sim, já estaria muito mais próximo do pleno potencial da quinta geração de redes móveis.

Vodafone Portugal

Tal como está, o 5G em Portugal é marginalmente superior a 4G, ainda que a sua disponibilidade no território nacional seja manifestamente pontual e dispersa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.