Situado no Norte de Portugal, o concelho de Famalicão quer promover a mobilidade inteligente e, para tal, socorre-se do 5G fornecido pela operadora de telecomunicações NOS.
A operadora nacional quer tornar locais como passadeiras mais inteligentes, câmaras conectadas que possam ajudar os famalicenses a encontrar um lugar de estacionamento e claro, um transporte público disponível.
Estas foram apenas algumas das propostas de reforço e melhoria das infraestruturas existentes, bem como para criação de novas durante a Semana B-Smart que decorreu em Famalicão.
A iniciativa ficou marcada pela presença e apoio da operadora NOS que apresentou a "Famalicão Cidade 5G", já coberta com a rede móvel de última geração da NOS.
Mobilidade Inteligente é a prioridade do município de Famalicão
Vila Nova de Famalicão já está coberta com 5G da NOS, com uma cobertura de mais de 95% de toda a população do concelho nortenho. Fator que lhe possibilita a utilização otimizada de soluções tecnológicas altamente inovadoras.
Assim, aproveitando esta semana dedicada às soluções tecnológicas e inovadoras de gestão urbana. Aqui sobretudo nas áreas de mobilidade, recolha de dados e ambiente, Famalicão assume o seu objetivo de se tornar uma verdadeira Smart City.
Passadeiras inteligentes são o primeiro passo para esta Smart City
As passadeiras inteligentes usam vídeo analítico para detetar peões na passadeira. Em seguida de forma automática, ativar um sistema de alerta aos condutores. Até agora, várias passadeiras destas foram implantadas em locais referenciados por haver vários atropelamentos, tendo parado o registo destes incidentes.
Nesta cidade, a solução que já existe será replicada em mais pontos estratégicos. Para além de promover a segurança rodoviária, os sensores destas soluções permitem poupar energia (pois os semáforos apenas se ligam quando detetam pessoas). Além disso, ainda recolhem indicadores de mobilidade.
Estudo dos padrões de mobilidade graças ao 5G
Famalicão tem, ainda, 16 sensores conectados, espalhados pelo centro. Elementos que ajudam a entender os padrões de mobilidade, trânsito, e estacionamento da cidade.
Esta solução de big data contribui para a tomada de decisões relativas a políticas públicas de urbanismo, mais bem informadas e tendo em conta as necessidades reais da população.
Para além disso, esta informação é disponibilizada online aos cidadãos para facilitar a sua vida, por exemplo para perceberem as redes e tempos de espera dos transportes públicos. Ademais, está ainda previsto o lançamento de uma plataforma, muito brevemente, que auxilie as pessoas a encontrar lugar de estacionamento.
Operadora NOS firma a sua presença com o 5G em Famalicão
Para além destas iniciativas, a autarquia lançou, ainda, nesta semana, uma solução de realidade virtual para promover a cidade em apreço. Através desta aplicação, usando uns óculos de realidade virtual, qualquer pessoa poderá ter uma perspetiva da cidade.
Em suma, poderá "navegar" por Famalicão como se a estivesse a mirar do topo da Fundação Cupertino de Miranda, o edifício mais emblemático da cidade.
Editores 4gnews recomendam: