5 erros que fazes com o carro e não sabes o quanto te prejudicam

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente, mostramos-te algumas formas de poupar gasolina no teu automóvel. Desta vez, novamente com base nas sugestões do Automóvel Club Portugal (ACP), damos-te sugestões daquilo que não deves fazer com o teu carro.

1. Acelerar de forma brusca

Já dizia o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”. No arranque de um automóvel, a lógica é igual, já que uma aceleração muito rápida pode danificar o motor. Como explica o ACP, um arranque excessivamente veloz pode causar fricção entre os componentes mecânicos.

O motor deve funcionar sempre entre os 80 e os 100 graus. Acelerações bruscas faz com que este valor possa disparar.

2. Ter o carro na reserva

Há sempre quem adie o máximo possível as viagens até à bomba de gasolina. No entanto, não o deves fazer, até porque andar com o carro na reserva faz mal ao veículo e à sua longevidade.

Na reserva, o motor absorve algumas impurezas do depósito, o que pode danificá-lo de forma desnecessária.

ALfa Romeo

3. Não conferir os níveis de água

É possível que este procedimento te passe ao lado, mas a verdade é que é importante ver o nível de líquido no radiador. Uma sugestão do ACP, no caso de não teres o líquido recomendado, é acrescentar água destilada e nunca água normal.

Isto faz com que se evite uma rápida corrosão do sistema.

4. Não tirar o pé da embraiagem

Por vezes, há quem conduza durante largos períodos com o pé na embraiagem. Ou porque está à espera do momento ideal para pôr a mudança, ou por outro motivo qualquer, é uma prática a evitar para não desgastar a embraiagem.

A tua carteira agradece, até porque uma embraiagem nova pode custar umas boas centenas de euros.

5. Verificar poucas vezes a pressão dos pneus

Efetivamente, o que nos coloca em contacto direto com a estrada são os pneus. Por isso mesmo, é ideal que estes tenham a pressão ideal. Muitos carros vão sinalizando quando estes precisam de mais pressão, mas nem todos os automóveis o indicam.

Assim sendo, com alguma regularidade, deves encher os pneus. Isto faz com que a aderência à estrada seja melhor e que a tua segurança aumente de forma significativa.

Como referido anteriormente, também te falamos há alguns dias sobre formas seguras de poupar gasolina. Relembra os procedimentos a ter em conta.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.