5 dicas para melhorar o carregamento da bateria do smartphone e 5 erros que deves evitar

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Para que o teu smartphone tenha sempre energia quando é necessário e seja carregado de forma eficaz e sem ser prejudicial deixamos-te aqui cinco dicas para um carregamento otimizado.

Mas deves também evitar fazer cinco erros bastante comuns no momento de ligar o terminal à corrente elétrica.

5 dicas para otimização do carregamento do teu smartphone

carregamento smartphone
Crédito@Stocksnap/Pixabay

Há sempre aquele momento em que olhamos para a bateria do smartphone e a percentagem de bateria nos faz tremer as pernas. Nada como seguir algumas dicas para ter sempre a bateria com uma autonomia razoável para uso e, em simultâneo, carregar o terminal de forma mais eficiente para não prejudicar este componente essencial.

Selecionámos cinco dicas simples de executar que não só garantem bateria para quando é preciso, mas que também não retiram tempo à vida útil do componente. A saber:

1. Evita carregar o smartphone por um ciclo completo (dos 0 aos 100%) durante a noite. Em alternativa, carrega o terminal com cargas parciais e com mais frequência.

2. Termina o carregamento quando a bateria tiver atingindo um valor entre os 80% e os 90%. É melhor para a “saúde” geral da bateria.

3. Quando o smartphone está frio (com uma temperatura baixa) é o momento ideal para usar a tecnologia de carregamento rápido.

4. Mantém o smartphone afastado de sítios quentes e não o tapes durante o carregamento. O calor é altamente prejudicial para a bateria.

5. Durante o carregamento do equipamento, evita executar tarefas exigentes como jogos, streaming de filmes ou outra tarefas igualmente intensas.

5 erros que deves evitar fazer no momento de carregar o smartphone

Depois das dicas, chegou o momento de falar de alguns dos erros mais comuns relacionados com o carregamento dos smartphones. Praticando as dicas acima referidas e não fazendo estes cinco erros, podes aumentar a vida útil da bateria do teu terminal móvel.

Usa cabos e carregadores oficiais compatíveis com o teu smartphone. Este é um dos avisos dos fabricantes que deve ser seguido. É bastante comum ligarmos o equipamento a um carregador que esteja nas proximidades, sem ligarmos muito se este é efetivamente apropriado para o nosso smartphone.

Mas quando o fazemos corremos o sério risco de provocarmos danos interno no terminal, originados por um qualquer pico de energia.

Não ignores os alertas do smartphone para ser carregado. É bastante comum, o smartphone emitir uma notificação quando a bateria está perto de terminar, ali quando chega aos 20%. Muitas vezes estes avisos são ignorados pelo utilizador.

Mas claro que depois sofre-se a consequência de o terminal ficar bastante mais lento e demorar mais tempo a carregar quando finalmente o ligarmos à corrente. Sempre que possível, assim que o aviso é dado, carrega a bateria.

Retira o carregador da tomada. Muitos de nós mantêm o carregador na tomada, após a bateria do smartphone estar carregada. Este é um erro porque, apesar de o smartphone interromper o carregamento quando a bateria chega aos 100%, o carregador continua a funcionar.

Retirando o carregador da tomada, consegues evitar potenciais danos nas células que diminuem a vida útil da bateria assim como a sua utilização diária.

Não sujeites a bateria a altas temperaturas. O calor é o inimigo número um das baterias de smartphones. Evita guardar ou carregar o terminal em locais com temperaturas elevadas. A bateria do teu terminal agradece.

Não uses o smartphone durante o carregamento. Jogar ou assistir a vídeos e/ou filmes enquanto carregas o smartphone provoca distorções nos ciclos de carregamento. Tal leva ao sobreaquecimento da bateria que poderá danificar esta de forma irreparável.

Editores 4gnews recomendam:

Netflix: vê estes 5 filmes antes que saiam da plataforma
Apple desistiu do Mac Pro com processador M2 Extreme

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt