Xiaomi SU7 é oficial: carro elétrico com desempenho e autonomia que impressionam

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi acaba de se estrear oficialmente no setor automóvel com o lançamento do seu primeiro carro elétrico, o SU7. Foi apresentado num evento em Pequim, e é um sedan que opera sob a arquitetura Modena da Xiaomi, e vem equipado com motores elétricos HyperEngine. Vai estar disponível em duas versões: o SU7 Max com tração integral de dois motores e o SU7 com um motor e tração traseira.

O destaque do SU7 Max é a sua autonomia impressionante de até 800km. Promete uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 2,78 segundos. Desta forma, vai superar rivais como o Tesla Model S e o Porsche Taycan Turbo.

Powerful performance and ultimate driving experience are at the heart of #XiaomiSU7. pic.twitter.com/5PfzRSBsKl

— Lei Jun (@leijun) 28 de dezembro de 2023

Esta proeza é possível graças à bateria de 101 kWh fornecida pela CATL. A mesma permite uma autonomia de 220 km com apenas 5 minutos de carga. O modelo base, por outro lado, suporta carga de 400 V para a sua bateria de 73,6 kWh.

O design do SU7 é fruto da colaboração de ex-designers da BMW e Mercedes-Benz. O carro tem dimensões similares à série 5 da BMW, vai chegar em três opções de cores: azul áqua, cinza e verde azeitona. O interior destaca-se pelo amplo espaço para as pernas e um generoso porta-luvas.

O SU7 vem equipado com o sistema de entretenimento HyperOS, com processador Snapdragon 8295 da Qualcomm. Destaque para um ecrã central de 16,1 polegadas com resolução 3K. O sistema suporta até três janelas para várias tarefas e permite a projeção do ecrã de smartphones Xiaomi. Além disso, conta com 23 altifalantes com suporte para Dolby Atmos para áudio imersivo.

O veículo também possui capacidades de condução autónoma graças à plataforma Xiaomi Pilot. Esta vem equipada com até dois processadores NVIDIA Drive Orin e sensores avançados, com um Lidar montado no topo. Além disso, o sistema de carros inteligentes da Xiaomi é aberto a terceiros. Isto pretende promover a integração com uma variedade de dispositivos e sistemas.

Disponibilidade e preços não foram revelados

Por enquanto a Xiaomi ainda não revelou o preço do seu carro elétrico. No entanto, o CEO Lei Jun sugeriu que serão elevados. Espera-se que mais informações sobre preços e disponibilidade fora da China sejam anunciadas nos próximos meses.

Este lançamento marca um momento significativo para a Xiaomi, entrando com força no mercado de veículos elétricos e desafiando gigantes estabelecidos. Com uma combinação de desempenho, tecnologia e design inovador, o SU7 tem tudo para ser um sucesso tanto no mercado chinês como internacionalmente.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.