Xiaomi revelará o seu primeiro carro elétrico já em agosto!

Rui Bacelar
Comentar

A Xiaomi prepara-se para revelar o primeiro (protótipo) do seu automóvel elétrico já no próximo mês de agosto de 2022. Este é um dos produtos mais antecipados da gigante chinesa desde que Lei Jun declarou a sua intenção em investir e singrar neste mercado.

Mais concretamente, o CEO da Xiaomi prometeu investir cerca de 10 mil milhões de dólares no segmento automóvel da marca, a Xiaomi Automobile Co. ao longo dos próximos 10 anos. Agora, a empresa estará (quase) pronta para apresentar o primeiro veículo elétrico, ainda em fase de protótipo, ao grande público.

O primeiro carro elétrico da Xiaomi está (quase) pronto a pisar o alcatrão

Xiaomi
Algumas fontes sugerem que o carro Xiaomi será baseado no conceito MW Motors Maven.

As novidades foram avançadas primeiramente pela publicação Sina Tech, em exclusivo. Esta fonte aponta que o fundador da Xiaomi, Lei Jun, desvendará o primeiro protótipo já durante o próximo mês de agosto. Será, segundo o mesmo veículo, um dos momentos mais marcantes na história desta fabricante de smartphones qualidade / preço.

O mesmo relato sugere ainda que o executivo passa atualmente mais de dois terços do seu tempo na sede da divisão Xiaomi Auto para garantir que o projeto corre conforme planeado. Assim, a marca estará (quase) pronta para desvendar o primeiro protótipo de carro elétrico, uma plataforma para as suas tecnologias e abordagem ao setor dos EV's.

Xiaomi plans to reveal an engineering prototype of its first electric car in August. The news comes after the sighting of a LiDAR-equipped Xiaomi test mule based on the BYD Han. Shanghai-based Hevester Automotive Design commissioned to design the new car, due in 2024.@Xiaomi pic.twitter.com/M6gvsmjish

— Greg Kable (@GregKable) 15 de julho de 2022

Importa frisar que esta é a segunda instância em que uma apresentação para agosto é sugerida. Ou seja, temos agora duas fontes distintas a apontar nesse sentido, pelo que consideramos ser efetivamente provável um evento dedicado ao setor automóvel. No entanto, as primeiras unidades comerciais só devem chegar aos consumidores a partir de 2024, tal como planeado.

A equipa responsável pelo Maven da WM Motor trabalha agora na Xiaomi Auto

Xiaomi Auto

A tecnológica chinesa já terá contratado um novo diretor-geral de relações-públicas (PR). Para além disso, esta fonte sugere que muito em breve estreará uma nova campanha de publicidade e marketing a promover o protótipo da Xiaomi. Até ao momento, contudo, não temos acesso ao material publicitário que deverá ver a luz do dia muito em breve.

Em suma, temos de momento uma grande expectativa para com a Xiaomi Auto. Tudo começou há pouco mais de um ano quando Lei Jun prometeu investir a quantia referida supra ao longo de dez anos no departamento então criado para produzir carros elétricos.

Sabemos também que as ambições da marca pretendem colocar um total de 300 mil veículos elétricos nas estadas assim que a linha de produção estiver a produzir em pleno. Até lá, numa primeira fase, a Xiaomi garante que conseguirá colocar metade desse valor, 150 mil veículos elétricos, a sair da sua fábrica por ano.

Xiaomi Auto estará a preparar pelo menos 4 modelos de automóveis elétricos

#Xiaomi - Xiaomi's is testing the auto-pilot (self-driving) system that they will use in the upcoming Xiaomi car. This is just a test of the auto-pilot, it's not a Xiaomi car.#XiaomiCar pic.twitter.com/eQrAgPNZvV

— Yash Raj Chaudhary (@hereYashRaj) 7 de julho de 2022

Mais ainda, a Xiaomi estará a desenvolver até quatro categorias de carros elétricos e veículos elétricos autónomos. Contamos com pelo menos quatro categorias de veículos entre as categorias A+ e categoria B, com alguns modelos a integrar a capacidade de condução autónoma.

Segundo os relatos, o modelo para o segmento A+ poderá custar cerca de 22 mil dólares a 29 mil dólares (valores para o mercado da China) e deverá contar com condução autónoma (L2). Já os carros elétricos para o segmento B poderão custar entre os 29 600 dólares e os 44 400 dólares com capacidade de condução autónoma de nível L3.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com