NOS supera MEO e Vodafone com a rede 5G mais rápida em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A quinta geração de redes móveis, vulgo 5G, tem animado a competição entre as principais operadoras nacionais. Em particular, a NOS destaca-se agora pela sua velocidade da rede móvel NOS 5G que, aliás, foi distinguida pela Ookla.

Mais concretamente, vemos a operadora NOS a superar-se com o primeiro prémio 5G atribuído em Portugal. A distinção é baseada num estudo baseia-se em mais de 70 mil de testes realizados na plataforma Speedtest, avaliando as velocidades de rede.

NOS finta a MEO e Vodafone Portugal nas velocidades em rede 5G

NOS 5G

A NOS é a operadora com a rede 5G mais rápida em Portugal. Prova disso é a atribuição do primeiro prémio de quinta geração de rede móvel atribuído em território nacional. Na prática, temos a elevação do desempenho da rede 5G, com base na avaliação pela Ookla.

Importa frisar que esta é a líder global em aplicações de teste de rede fixa e móvel, dados e análises. Assim, comparando as três operadoras nacionais, tendo a NOS conquistado um Speed Score de 305,40 e concluindo-se que é 6,55% mais rápida que o segundo classificado.

Esta distinção resulta de uma extensa análise de dados, recolhidos com recurso a mais de 73 mil de testes realizados pelos utilizadores da plataforma Speedtest, durante o primeiro semestre de 2022.

Para além disso, o Speed Score tem por base uma avaliação em todo o território nacional, considerando as médias da velocidade de download e upload atingidas nos testes.

Prémio atribuído à NOS baseia-se em mais de 73 mil testes de velocidade

Quickly and easily test your internet connection with our free apps—any time, on any device. https://t.co/Jpq4Xonr97 pic.twitter.com/gZ7aeVpIFl

— Speedtest by Ookla (@Speedtest) 5 de julho de 2022

Durante os testes, a velocidade média de download na rede NOS 5G foi de 362,84 Mbps. Ou seja, 6.4% mais rápida que o segundo classificado. No respeitante à velocidade média de upload, esta foi de 34,12Mbps na rede NOS 5G Isto significa 17.88% mais rápida do que a das restantes operadoras como a MEO e Vodafone Portugal.

“Este reconhecimento internacional vem reafirmar o compromisso da NOS em liderar a nova geração de comunicações móveis. Acreditamos no impacto que terá em termos de experiência de utilização e sobretudo na transformação digital da indústria e das cidades em Portugal. Por isso mesmo, não só fomos a primeira operadora a lançar o 5G no País, mas também temos investido muito no desenvolvimento da nossa rede 5G. Esta distinção prova que esse investimento se reflete na qualidade das nossas comunicações”, afirma Jorge Graça, CTO da NOS.

Estas distinções refletem o forte investimento que a NOS tem feito na rede, resultando na transformação da experiência dos seus clientes e na contínua melhoria de utilização dos serviços. Todavia, estamos ainda longe do pleno potencial do padrão 5G que pode atingir velocidades de 1GBps para as redes móveis.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.