Xiaomi preocupa investidores ao falhar metas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O crescimento da Xiaomi no mercado chinês tem sido explosivo, a marca é das principais responsáveis pelo movimento que chamamos #chinaaopoder. Chegou mesmo a ser avaliada como a companhia startup mais valiosa do mundo. Infelizmente os mercados flutuam, as pessoas mudam e segundo relatórios, os investidores estão a perder confiança na startup chinesa.

É possível que a Xiaomi tenha voado demasiado perto do sol ao colocar a sua meta de vendas em 2015 para 80 milhões de smartphones, algo que não foi cumprido. De acordo com pessoas próximas da empresa, essa meta não foi priorizada, levando investidores a duvidar da avaliação de 46 biliões, que foi baseada em "planos de receitas online que ainda estão por por fazer".

O gráfico mostra as projecções que a empresa tinha para 2015 bem como a sua avaliação actual em comparação com outras startups. Segundo o WST, os smartphones da empresa chinesa em outrora esgotavam-se em segundos devido a vendas e deals online. Ao tornarem-se mais acessíveis a procura abrandou.

Uma porta-voz da Xiaomi afirma que o mercado de smartphones na China tem vindo a intensificar-se e que as vendas estão dentro das expectativas, não oferecendo explicação para as metas não cumpridas. Seja como for, talvez isto seja apenas a poeira a assentar pois nenhum empresa se mantém no topo sempre. A Xiaomi não deixa de ser das companhias de mais rápido crescimento, resta saber se vão conseguir gerir esse crescimento e acompanhar a concorrência durante o ano actual.

Talvez queiras ver:

  • Elephone P8000 VS Oukitel K6000 Pro, a guerra de mid-ranges começa a aquecer
  • Todas as especificações em detalhe do Xiaomi Redmi 3
  • O incrível Xiaomi Redmi 3 já é oficial e custa apenas 105$
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.