Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Pad 6 review: potência, tamanho e preço na dose certa!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

tablet Xiaomi Pad 6

Tablet Xiaomi Pad 6
★★★★★5Excelente

O Xiaomi Pad 6 é um dos melhores tablets de gama média do mercado. Tem ótimo ecrã, bom desempenho graças ao processador ágil, sólida autonomia de bateria e câmara fotográfica competente.

Tem um bom preço e dá resposta a todas as principais necessidades para um tablet Android, merecendo a nossa viva recomendação, sobretudo quando em promoção.

Prós
  • Excelente qualidade de imagem (display)
  • Processador poderoso e desempenho rápido
  • Boa autonomia de bateria e carga rápida
  • Excelente qualidade de som / altifalantes
  • Câmara fotográfica muito agradável
  • Qualidade de construção e design
Contras
  • Software com alguns extras desnecessários
  • Falta de autenticação biométrica
  • MIUI Pad Global não tem opção para usar o tablet como ecrã secundário.

O Xiaomi Pad 6 é a mais equilibrada proposta da fabricante chinesa liderada por Lei Jun para quem procura um tablet até 400 euros. O produto, bem construído, com um brilhante ecrã, muito bom desempenho e câmara competente, deixou-nos uma ótima impressão.

Este produto tem uma boa (a muito boa) relação qualidade / preço graças às promoções e campanhas em vigor no nosso mercado que o tornam numa excelente alternativa às propostas da Apple, Samsung e demais concorrentes.

tablet Xiaomi Pad 6

Ecrã: 11 polegadas IPS LCD a 144 Hz
Resolução: 1800 x 2880 píxeis pixeis - 550 nits
Processador: Snapdragon 870 5G (7 nm) da Qualcomm
RAM: desde 6 GB
Armazenamento: desde 128 GB
Câmara: 13 MP / 8 MP
Bateria: 8 849 mAh a 33 watts
Dimensões: 254 x 165,2 x 6,5 mm
Peso: 490 gramas
Cores: Preto, azul, prateado

Lançamento: abril de 2023

Ainda que não seja o mais barato dos tablets Android no mercado, é um produto sem compromissos (dignos de nota), que garantirá uma boa experiência de utilização. Seja para jogar, consumir multimédia, ler documentos ou produzir algum trabalho, as suas especificações técnicas estão à altura das necessidades.

O destaque vai para o processador Snapdragon 870 da Qualcomm, o ecrã a 144 Hz, construção metálica elegante e boa autonomia de bateria. Já a sua câmara de 13 MP serve para os registos básicos e não esqueçamos os bons altifalantes.

Design moderno e elegante do Pad 6

tablet Xiaomi Pad 6

O tablet é muito bem construído na medida em que inspira confiança quando pegamos neste retângulo de vidro e metal. Temos desde logo várias cores à escolha, disponíveis em Portugal, sempre com a sensação sólida e fria do alumínio a agraciar a nossa mão.

O seu aspeto geral é similar ao iPad Air, ainda que as diferenças no módulo da câmara atribuam a este Pad 6 um traço distinto, algo inspirado nos smartphones Xiaomi 11T e Xiaomi 11. Isto dito, temos aqui um tablet perfeitamente atual e elegante, ainda que não se afaste da fórmula seguida por vários concorrentes.

Objetivamente temos uma construção sólida com boa distribuição do peso. Isto contribui para a experiência de utilização, sendo mais confortável de segurar. Mais ainda, as suas margens são bastante reduzidas, com cantos arredondados, dando-lhe um aspeto marcadamente moderno e ajustado ao seu preço.

Importa ainda frisar que o ecrã e todo o painel frontal é revestido pelo vidro Gorilla Glass 3 da Corning que lhe dá uma boa resistência a riscos. Já a sua traseira e estrutura é construída em alumínio com arestas bem trabalhadas e pormenores bem conseguidos.

Boa construção em alumínio e vidrotablet Xiaomi Pad 6

Como principais controlos temos o seletor de volume na porção superior da lateral direita. Já o botão On / Off está localizado na lateral esquerda da arestas superior. Em todo o caso, a mão encontra sempre estes controlos, bastando localizar na traseira o módulo das câmaras, também ele no canto superior direito (na traseira).

Infelizmente não temos nenhuma opção de segurança / autenticação biométrica. Nada de leitor de impressões digitais ou mecanismo de reconhecimento facial mais avançado e seguro. É uma omissão que alguns utilizadores poderão sentir falta, mas regra geral pouco ou nada interfere na decisão de compra.tablet Xiaomi Pad 6

A traseira do Xiaomi Pad 6 conta também com os pogo pins na porção inferior, para conectar os seus acessórios opcionais como a capa / teclado inteligente. O acessório é acoplado magneticamente ao tablet e fica firmemente em posição.

Para os utilizadores mais intensivos tempos também a compatibilidade do ecrã com canetas inteligentes ou stylus como a Xiaomi Smart Pen para tirar notas e escrever manualmente.

Excelente qualidade de áudio Dolby Vision Atmostablet Xiaomi Pad 6

Atravessando as suas laterais, superior e inferior, temos um total de quatro altifalantes e respetivas grelhas. Os mesmos contam com a certificação Dolby Vision Atmos e complementam na perfeição a experiência de consumo multimédia.

Mais ainda, tendo já algum corpo (caixa de ressonância), notei graves bem encorpados, além de médios e agudos com nitidez e claridade muito satisfatória. É efetivamente um dos maiores atributos deste produto, a ótima prestação para ver filmes, séries, ou simplesmente ouvir música.

Ecrã vibrante e rápido no Xiaomi Pad 6tablet Xiaomi Pad 6

O ecrã do Xiaomi Pad 6 é o seu maior ponto positivo. Tem 11 polegadas de diagonal, com tecnologia IPS LCD e resolução 2K de 2880 x 1800 pixeis, bem como uma alta taxa de atualização até 144 Hz. Além disso, o brilho vai até aos 550 nits (em pico), para uma imagem muito brilhante.

O segredo reside (também) na certificação Dolby Vision HDR que nos entrega um maior dinamismo de cor, sombras mais definidas e pontos brilhantes (da imagem), ainda mais brilhantes. O resultado? Uma incrível experiência de visualização num tablet que custa menos de 500 euros.tablet Xiaomi Pad 6

Cumpre ainda destacar a alta taxa de atualização da imagem que muito contribui para a sensação de rapidez e fluidez geral do produto. Seja para jogar, para folhear ou saltar entre os Reels do Instagram, é uma excelente alternativa - mais acessível, aos tablets com ecrã OLED.

Desempenho sólido com o Snapdragon 870tablet Xiaomi Pad 6

O tablet Xiaomi Pad 6 conta com um processador muito competente da Qualcomm, o Snapdragon 870. A performance é muito boa a excelente, estando este tablet equipado com 6 GB de memória RAM e 128 GB na configuração disponível, sendo mais que suficiente.

Ainda que o chipset não seja um dos mais recentes, sendo já bem conhecido em 2022, continua a entregar potência sólida para as tarefas que realisticamente vamos fazer e as expectativas gerais para um tablet Android.tablet Xiaomi Pad 6

Em suma, para uso normal, ou mais exigente como jogos, não há razão de queixa. A fluidez de navegação é muito competente e estável, abrindo as principais aplicações de forma expedita, sem soluços durante os meses de teste.

Certo é, porém, que nas configurações máximas de alguns jogos como o PUBG Mobile o tablet fica mais quente, mas mesmo assim continua a operar corretamente, sem perda notória de frames em jogos mais exigentes.

MIUI Pad Global comanda a interface no Pad 6tablet Xiaomi Pad 6

O software do Xiaomi Pad 6 veio a melhorar com as atualizações recentes, estando agora na MIUI Pad Global 14.0.7 à data de redação desta análise.

Temos uma barra inferior com os atalhos para as principais aplicações que acrescenta bastante acessibilidade, algo à semelhança do iOS e macOS. Aliás, uma boa parte do estilo desta interface é baseada nos melhores aspetos do mundo Apple e entendo perfeitamente o porquê. Simplesmente funciona.tablet Xiaomi Pad 6

Cumpre também mencionar a separação, do menu, das notificações e centro de controlo, tal como no iOS com toda a experiência de uso a ser bastante positiva neste tablet da Xiaomi. Na prática, um swipe down a partir do lado esquerdo do ecrã baixa-nos a janela das notificações e o mesmo gesto na porção direita do ecrã dá-nos o centro de controlo.

Por fim, poderia apenas pedir uma função similar ao Side Car da Apple que me permitisse usar o ecrã do Pad 6 como monitor secundário, lado a lado com o meu computador, mas tirando isso, temos muita versatilidade em todas as ferramentas da UI.

Autonomia de bateria para dias ou semanas no Pad 6tablet Xiaomi Pad 6

O tablet Xiaomi conta com uma bateria de 8 840 mAh de capacidade com carga rápida a 33 W, bem como o carregador rápido incluído na caixa. Temos também o cabo USB presente, completando assim o leque de acessórios incluídos.

Esta bateria carrega totalmente 0% até 100% em cerca de 1 hora e 30/40 minutos, sendo já rápida nesta tarefa. Porém, o melhor de tudo é a sua autonomia muito satisfatória.

Temia que este ecrã com muito brilho, alta resolução e alta taxa de atualização pudessem comprometer a autonomia, mas tal não se verifica. Certo é que em situações de jogo esta bateria cai mais rapidamente, mas no quotidiano conseguimos ter autonomia para cerca de uma semana de uso comum.tablet Xiaomi Pad 6

Utilizando o Xiaomi Pad 6 como ferramenta de trabalho diário - com o Teams, chamadas de vídeo, email, edição de texto e produção de documentos, chegamos ao final do dia ainda com 30% de bateria em média, consoante também o brilho do ecrã.

Por fim, graças ao carregador rápido incluído, com 30 minutos de carga temos cerca de 40% da autonomia completa na sua bateria. É algo digno de nota para uma célula energética bem considerável, aqui com 8 840 mAh.

Câmara fotográfica satisfatória para tablet Androidtablet Xiaomi Pad 6

O Xiaomi Pad 6 conta com uma câmara principal de 13 MP (f/2.2) na traseira, bem como um sensor de 8 MP (f/2.2) para as selfies e chamadas de vídeo.

Este tablet não tenta redefinir a fotografia (com tablets), mas o que faz, faz bem. Quer isto dizer que não vão ficar desiludidos com os resultados da câmara e sobretudo para videochamadas com boa nitidez, equilíbrio de cores e detalhe.tablet Xiaomi Pad 6

Note-se que nenhuma destas câmaras conta com estabilização ótica da imagem (OIS), nem outros truques já presentes nos smartphones, mas ainda assim, para o que razoavelmente vim a esperar de um tablet, este Pad 6 saiu-se bem.

A Xiaomi entrega aqui muita melhoria da imagem no pós-processamento da mesma. Desse modo, até as imagens de fim de dia, já com pouca luz, dão aqui cores impactantes e bons detalhes, algo que não estava mesmo à espera.

Conclusãotablet Xiaomi Pad 6

A Xiaomi mantém-se fiel à sua fórmula de excelente equilíbrio entre preço e qualidade do produto no Pad 6. Se procuram um tablet que surpreende pelo preço e não nos deixará desfalcados, então esta é uma compra que recomendamos vivamente.

Para além de um ótimo ecrã brilhante, rápido e fluído, uma boa câmara, excelentes altifalantes, boa construção metálica e bateria de boa autonomia, tudo por cerca de metade de um bom iPad, esta é a resposta óbvia.

Em suma, este é um dos melhores tablets Android que podem comprar atualmente, mais competitivo que um iPad e muito satisfatório em todas as tarefas e funções. Um produto bem conseguido de início a fim.

tablet Xiaomi Pad 6

Ecrã: 11 polegadas IPS LCD a 144 Hz
Resolução: 1800 x 2880 píxeis pixeis - 550 nits
Processador: Snapdragon 870 5G (7 nm) da Qualcomm
RAM: desde 6 GB
Armazenamento: desde 128 GB
Câmara: 13 MP / 8 MP
Bateria: 8 849 mAh a 33 watts
Dimensões: 254 x 165,2 x 6,5 mm
Peso: 490 gramas
Cores: Preto, azul, prateado

Lançamento: abril de 2023

Em Portugal, encontras todos os produtos XIAOMI com certificação, suporte local e certificado de garantia para o mercado europeu, nas 19 lojas oficiais Xiaomi Store ou em www.xiaomistore.pt

Outras reviews que te podem interessar:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.