Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sony WF-1000XM5 review: gigantes em qualidade, pequenos no tamanho

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

Sony WF-1000XM5

Sony WF-1000XM5
★★★★★5Excelente

Possuem um áudio simplesmente soberbo, são mais leves e mais confortáveis que a anterior geração e a bateria continua ótima. Também ficaram melhores para chamadas e no modo de transparência. O cancelamento de ruído é muito bom, embora existam rivais superiores neste campo.

Prós
  • Qualidade de áudio de topo na indústria
  • Design mais confortável e leve
  • Autonomia de bateria é boa
  • Bluetooth Multiponto
  • Melhoria dos microfones é notável em chamadas
Contras
  • Cancelamento de ruído fica um pouco abaixo dos concorrentes diretos
  • Controlo de volume nos auriculares é complicado demais

Tive oportunidade de testar estes novos earbuds da Sony, e este artigo serve para te dar a minha opinião sobre os mesmos. Onde melhoram face à anterior geração? Como se destacam face à concorrência? São algumas das questões que podes ver respondidas nesta análise.

Auriculares Bluetooth Sony WF-1000XM5

Cancelamento de Ruído
Autonomia
: Até 24 horas
Connecção Multiponto
Extras: carregamento sem fios Qi, IPX4 para resistência à água

Unboxing

A caixa dos WF-1000XM5 segue a ideologia ecológica a que a Sony nos tem habituado nos últimos tempos. Nesta encontramos os auriculares dentro do estojo de carregamento com pontas de silicone de tamanho M pré-colocadas.

Na caixa encontras ainda o clássico cabo de carregamento USB-C para USB-A e mais três tamanhos de pontas de espuma de memória: SS, S e L. Vem também com os habituais manuais de utilizador.

Sony WF-1000XM5

Qualidade de construção, design e conforto

Nesta geração, a Sony optou (a meu ver, bem), por mudar o design dos auriculares. Estes são 25% menores que anterior geração, e 20% mais leves. Como termo comparação, os anteriores pesavam 7,3 gramas e estes pesam 6 gramas.

Isto faz com que tenhas uns auriculares não só com um design mais discreto, mas que são os mais confortáveis desta linha da Sony que já tive oportunidade de testar. Nota-se o esforço da marca neste campo, para oferecer uma melhor experiência aos utilizadores, que agora poderão usar o produto durante maiores períodos de tempo sem desconforto.

Sony WF-1000XM5

Essa mesma preocupação passou também para a caixa de carregamento que é, não só mais mais pequena, como mais leve. E isso não impediu a Sony de colocar aqui o tão desejado carregamento sem fios.

Na construção predomina o plástico, como é de esperar num produto deste género. São uns auriculares bem construídos, e isso estende-se também à caixa. Não há qualquer tipo de queixa neste campo.

Sony WF-1000XM5

Qualidade de áudio

Com um novo processador e drivers melhorados, os WF-1000XM5 possuem qualidade de áudio superior face à anterior geração que já era uma referência na indústria. Como esse já era um produto excelente neste âmbito, as diferenças estão nos pormenores.

Pode dizer-se que temos um som mais claro, sem deixar de ter a assinatura encorpada e com foco nos graves a que a Sony já nos habituou. Mas podes ficar descansado, os agudos estão lá bem presentes e melhorados. Já os tons médios, onde as vozes possuem destaque, também podem ser escutados com ótima clareza.

Sony WF-1000XM5

A qualidade de áudio, quando de nível superior, tem sempre um quê de subjetivo. E posso dizer-te que estes são um produto que, na minha opinião, fornecem um áudio ligeiramente mais claro, encorpado e versátil face aos AirPods Pro 2, da Apple. E esses já são ótimos.

Cancelamento de ruído e modo de transparência

A Sony afirma que os WF-1000XM5 possuem o melhor cancelamento de ruído na caixa. De uma coisa não tenho dúvidas: o cancelamento de ruído melhorou face à anterior geração.

Sony WF-1000XM5

Destacam-se obviamente a cancelar as frequências baixas. Notarás maioritariamente estes pergaminhos a cancelar o ruído em viagens de avião ou de autocarro, de carros quando fores na rua ou em casa, se tiveres um ar condicionado ou máquina de lavar a funcionar.

Cada auricular tens novas drivers, três microfones (mais um que na anterior geração) e o mais recente processador da Sony. Contudo, não diria que são um vencedor absoluto neste campo, como a marca proclama na caixa.

Sony WF-1000XM5

O cancelamento de ruído destes WF-1000XM5 é mais natural que uns AirPods Pro 2 ou Bose QC Earbuds II. No entanto, isso faz com que deixe entrar mais algum ruído externos que os concorrentes. Pelo que se procuras maior isolamento, esses AirPods ou os Bose vão proporcionar uma experiência superior.

No modo transparência também se notam melhorias, com o som que vem de fora a ser ouvido mais claramente, e a nossa voz também. De realçar que podes escolher na app o nível de som ambiente que queres receber neste modo. Diria que também são muito bons neste campo, mas não conseguem proporcionar a naturalidade da voz dos AirPods Pro 2 da Apple.

Sony WF-1000XM5

Bateria

Embora o tamanho dos auriculares e do estojo de carregamento tenha diminuído, isso não afetou a autonomia dos auriculares. A marca promete 8 horas de autonomia para auriculares e mais 16 horas no estojo de carregamento, para um total de 24 horas sem ir à “tomada”.

Pela minha experiência, esses números estão perto da realidade. E de realçar que estes são números com o cancelamento de ruído ativo. Se não precisares dele, podes contar com uma autonomia superior. De realçar ainda a presença de carregamento sem fios no estojo de carregamento.

Sony WF-1000XM5

Controlos

Os Sony WF-1000XM5 proporcionam controlos por toque, que te permitem aceder rapidamente ao Spotify, alternar entre cancelamento de ruído em modo de transparência, alternar entre músicas ou pausar as mesmas.

Estes também te possibilitam alterar o volume nos próprios auriculares. Mas é necessário dar quatro toques de um lado para diminuir, ou quatro toques do outro lado para aumentar. Isto quando nos concorrentes um simples deslizar cumpre a mesma função.

Chamadas

Os WF-1000XM5 possuem aquilo a que a Sony apelida de sensores de condução óssea para apanharem o som da tua voz da forma mais correta. Assim, conseguem distingui-la da melhor forma face ao ruído envolvente.

Sony WF-1000XM5

Neste campo posso afirmar com segurança que se nota a evolução face à anterior geração, e que a Sony fez por ouvir as críticas. Somos mais facilmente ouvidos em chamadas no geral, com especial clareza notada em ambientes mais ruidosos.

O que não deves esquecer

Com a app Sony Headphones Connect, os WF-1000XM5 ganham outra vida. É lá que encontras funcionalidades como o Falar-para-Ativar, que ativa o modo de transparência sempre que falares. Mas também podes personalizar por lá várias opções dos auriculares, como o equalizador.

É também por lá que poderás usufruir de uma funcionalidade que agora chega de fábrica: o Bluetooth Multiponto. Esta é a funcionalidade que te permite emparelhar os auriculares a dois dispositivos em simultâneo. Possuem sensor de proximidade, para pausarem ou retomarem a música quando os tiras ou recolocas. É bom realçar a compatibilidade com Google Assistant ou Amazon Alexa, que funcionam sem fios.

Sony WF-1000XM5

Também possuem áudio espacial que deteta os movimentos da tua cabeça. No entanto, segundo a Sony, esta é uma funcionalidade que para já está apenas disponível para utilizadores Android. Possuem suporte para LDAC. É bom realçar ainda que não encontramos na app nenhuma possibilidade de encontrar os auriculares à distância. Seja com precisão ou com os mesmos a tocar algum tipo de som, essa não é uma funcionalidade presente. Se os perderes estás por tua conta.

Conclusão

A qualidade dos auriculares topo de gama já chegou a um ponto, em que temos de ir aos mais ínfimos pormenores para encontrar defeitos num produto. Sim, há sempre algo que poderia ser melhor, mas os Sony WF-1000XM5 são provavelmente os auriculares mais completos do segmento que já testei, principalmente se fores utilizador Android.

Possuem um áudio simplesmente soberbo, são mais leves e mais confortáveis que a anterior geração e a bateria continua ótima. Também ficaram melhores para chamadas e no modo de transparência. O cancelamento de ruído é muito bom, embora existam rivais superiores neste campo.

Sony WF-1000XM5

Existe bastante personalização na app, e os auriculares fornecem-te uma experiência de topo em todos os campos, com a presença de carregamento sem fios ou Bluetooth multiponto. No entanto, os controlos de volume com quatro toques em cada auricular deviam ser simplificados.

Os Sony WF-1000XM5 não são uns auriculares Bluetooth com ANC para qualquer carteira. Mas são dos melhores que o dinheiro pode comprar.

Auriculares Bluetooth Sony WF-1000XM5

Cancelamento de Ruído
Autonomia
: Até 24 horas
Connecção Multiponto
Extras: carregamento sem fios Qi, IPX4 para resistência à água

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.