Xiaomi Mi TV Stick ou Xiaomi Mi Box S: qual o melhor para ti

Bruno Coelho

As Smart TVs são um objeto que se tem tornado cada vez mais comum nas nossas casas. Boa parte dos fabricantes apostam em sistemas operativos próprios, o que faz com que os utilizadores que querem mais que as aplicações básicas de streaming, se vejam obrigados a procurar alternativas.

É para esse mesmo fim que existem equipamentos com Android TV como a Xiaomi Mi Box S, ou o mais recente Xiaomi Mi TV Stick que tenho testado nos últimos dias. E tendo em conta que já usei os dois produtos, trago-te agora umas dicas, tendo em conta a minha experiência com ambos, para que possas escolher o melhor, tendo em conta as tuas necessidades.

Xiaomi Mi TV Stick Xiaomi Mi Box S

Mi TV Stick é mais portátil (e barato), mas isso traz limitações

O Mi TV Stick é um produto mais portátil que a Mi Box S. E ao contrário desta, até pode ser alimentado com recurso a uma porta USB da própria televisão. Isso faz com que seja o ideal para levares para qualquer lado, e assistir aos teus conteúdos de streaming sem problemas.

Tal como a Mi Box S, o Mi TV Stick tem Chromecast embutido e integração com a assistente Google. Podes usar controlos de voz ou, como no Chromecast, usar o comando disponível.

Isto leva-me a outro ponto, que é o comando. Este é praticamente igual ao da Mi Box S, e oferece-te uma experiência de navegação bastante aceitável. E isso faz com que, ao contrário de um Chromecast, por exemplo, não precises do teu smartphone para usar o aparelho.

Xiaomi Mi TV Stick Xiaomi Mi Box S
Os comandos da Xiaomi Mi Box S (esq.) e Xiaomi Mi TV Stick (dir.)

As limitações do Mi TV Stick começam logo pela sua resolução máxima. Isto porque apenas vais poder assistir a conteúdo neste até 1080p. Isto faz com que não seja o dispositivo ideal, se já tiveres uma Smart TV 4K em casa. Contudo, se tiveres uma TV mais antiga, vai servir perfeitamente.

Uma diferença substancial entre ambos, é que o Mi TV Stick apenas tem 1GB de RAM (contra 2GB de RAM da Mi Box S). Isso faz com que se note uma menor fluidez, e a longo prazo isso será ainda mais notório. Essa limitação também não o coloca como um dispositivo apto para gaming.

Mi Box S não é perfeita, mas é mais completa

Mesmo não sendo perfeita, a Mi Box S é um produto bem mais polido. Esta suporta 4K a 60fps, o que faz com que brilhe em qualquer Smart TV moderna. E é o produto em que vale realmente a pena investir se quiseres elevar o potencial de uma Smart TV com 4K.

Xiaomi Mi TV Stick Xiaomi Mi Box S

Os 2GB de RAM fazem com que se note uma maior fluidez na navegação, e é um produto em que, além de streaming, também podes jogar alguns jogos sem que para isso sofras com performance.

Tal como o Mi TV Stick, a Mi Box S apenas tem 8GB de armazenamento interno. Mas neste caso, a sua porta USB dá-te a possibilidade de ligares uma pen ou mesmo um disco externo para expandir a memória.

Mi TV Stick ou Mi Box S: qual escolher?

Vai depender sempre do uso que lhe vais dar. Se o objetivo é pagar o menos possível, conseguir um dispositivo que simplesmente cumpra para streaming e não queiras nada além de 1080p, o Mi TV Stick vai servir para ti.

Este é um produto que faz com que seja já difícil aconselhar o Google Chromecast, visto que tens o bónus do comando. E atira-se como um grande competidor para o conhecido Amazon Fire TV Stick. Contudo, eu prefiro o Mi TV Stick pelo Android TV.

Xiaomi Mi TV Stick Xiaomi Mi Box S

Algo a ter em conta, pelo menos à data de escrita deste artigo, é que a Mi Box S é um dos poucos dispositivos que já suporta a nova app da MEO. Isto possibilita aos clientes de fibra desta operadora assistir a conteúdos a partir de uma Mi Box S, embora seja algo que não vai afetar outros utilizadores. Isto porque a app da NOWO e da Vodafone está disponível para o Mi TV Stick.

Se queres um dispositivo mais completo, para streaming em 4K e algum gaming, a Mi Box S é o dispositivo que deves escolher. E a diferença de preço entre os equipamentos já não é assim tanta, se não comprares numa loja física.

O Mi TV Stick custa 39.99€ na Mi Store Portugal, que é um preço convidativo. Já a Mi Box S, custa 69.99€. O que não deixa de ser um preço atraente para as capacidades do produto.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.