Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

As 10 melhores box Android TV em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 12 min.

As box Android são a melhor solução para quem não tem uma Smart TV, ou quer ampliar as suas funcionalidades. Para isso, selecionamos as melhores box Android TV, bem como alguns Pen Android TV e soluções Amazon Fire TV.

Da melhor box para gaming até à mais económica e simples de usar para ver séries, encontrarás uma boa seleção de produtos a comprar. Assim, com base nas tuas necessidades, escolhe a melhor box Android para o tipo de uso pretendido.

1. Box Android TV Xiaomi Mi Box S - a melhor box Android em 2022

Xiaomi Mi Box S box Android TV

Sistema operativo: Android 8

Qualidade de imagem: 4K

Memória: 2 GB / 8 GB

O elegante e inovador design da Mi Box S, recebeu reconhecimento internacional e recebeu os prémios Red Dot e Good Design. É uma box equipada com Android TV, com aplicativos personalizados para grandes ecrãs. O preço é justo e tem Chromecast integrado.

Esta box transforma qualquer TV, para uma pesquisa basta utilizar o controlo remoto com comandos de voz, que a Mi Box procura o que queremos. É compatível com conteúdo 4K e suporta até 60 frames por segundo.

A Mi Box S reúne tudo o que podemos querer ter numa box Android com preços equilibrado. Da versatilidade do comando com microfone integrado às funções e rapidez da interface simples e intuitiva. É a melhor compra que podes fazer.

2. Nvidia Shield TV - melhor box Android para gaming a 4K

Nvidia SHIELD TV Pro

Sistema operativo: Android 9

Qualidade de imagem: Full-HD / 4K

Memória: 3 GB / 16 GB

A segunda geração da Nvidia Shield TV está disponível em duas versões, a melhor garantindo a qualidade 4K e Dolby Vision HDR, destacando-se assim pelas capacidades, caraterísticas técnicas de topo, além do design arrojado e boa construção.

Ambas as versões contam com conexão Bluetooth, Wi-Fi, bem como as portas HDMI e USB convencionais. Se procuras e melhor box para jogar e ter acesso a conteúdos como filmes e séries, IPTV, ou canais grátis, esta é a opção premium a considerar.

Mais ainda, jogos como o Fortnite, Assassin's Creed e Grand Theft Auto estão disponíveis na plataforma de jogos, GeForce Now da Nvidia, assim como uma variedade de jogos para Android.

3. Box Android TV T95 MAX - Excelente relação preço/qualidade

Box Android TV T95 MAX

Sistema operativo: Android 9

Memória RAM: 4 GB

Armazenamento: 32 GB

A box Android TV T95 MAX tem processador H6 quad-core, combinado com 4 GB de RAM para um bom desempenho e suporte para resolução 4K. A TV box tem suporte para gráficos 3D, além de leitor de cartões de memória e ligação USB 3.0 mais veloz.

É uma das melhores box para ver TV grátis, a partir da lista de canais de antena aberta, com ligação à Internet por Wi-Fi ou porta Ehernet. Tem comando completo para controlar o televisor, bem como a reprodução de conteúdos na box Android.

A T95 MAX tem melhores especificações técnicas e recursos do que a maioria das boxs Android no mercado, sendo uma opção a tomar em conta, neste caso com Android puro. Também pode ser usada como box Android IPTV.

4. TICTID Android TV Box - alternativa económica para Android TV

TICTID Android TV Box

Sistema operativo: Android 10

Qualidade de imagem: Full-HD / 4K

Memória: 4 GB / 32 GB

A box Android TV TICTID preenche todos os requisitos de uma boa box, processador RK3318 quad-core, 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, bem como o sistema operativo Android 10 da Google para uma maior fluidez de utilização.

Além da box, a marca fornece um comando para controlar todas as funções, tendo a box Android ligação Wi-Fi de 2.4 GHz e 5 GHz, bem como Bluetooth 4.0. Tem, além disso, um peculiar formato, além de suporte para AirPlay, Miracast e DNLA.

Para quem procura uma box Android TV a bom preço podemos assim apontar esta opção da TICTID com cabo HDMI incluído, controlo remoto, manual de utilizador e adaptador de corrente.

5. Leyf 4K Android TV Box - box Android mais poderosa

Leyf 4K Android TV Box

Sistema operativo: Android 10

Qualidade de imagem: Full-HD / 4K

Memória: 4 GB / 32 GB

A melhor box TV Android para quem quer atualizações e suporte durante 5 anos é a Leyf 4K. A Smart TV Box garante acesso aos serviços Google, com licença especial, além de updates de software e firmware até ao Android 13 garantidos pela marca.

Esta é uma das melhores Box TV Android com Chromecast integrado, resolução 4K, conexão HDMI 2.1, bem como USB 3.0, Ehernet, leitor de cartões de memória micro SD, bem como MIMO Wi-Fi 5 de 2,4 GHz e 5 GHz para garantir a ligação à Internet.

Tem, por fim, ligação Bluetooth 4.2, boa qualidade de construção, com comando dedicado e botões de acesso direto aos principais serviços de streaming de filmes e séries, além da Assistente Google integrada para pesquisas por voz.

6. Android TV Box 11 da A5X - box Android com mini teclado

Box Android TV

Sistema operativo: Android 11

Qualidade de imagem: Full-HD / 4K

Memória: 4 GB / 32 GB

A marca A5X tem na Android TV Box 11 um bom exemplar com transmissão de conteúdos em 4K, suporte para o codec H.265, com 4 GB de memória RAM, bem como 32 GB de armazenamento interno. Faz-se acompanhar de um mini teclado com retroiluminação.

O destaque vai para o leque de conexões nesta Box Android desde o Wi-fi 2,4 GHz e 5 GHz, ao USB 3.0, suporte para Airplay, Miracast e DNLA, capaz inclusive de reproduzir gráficos 3D. A isto soma-se a porta AV e Ethernet para Internet.

Esta é uma box Android TV com a versão mais recente do sistema operativo - o Android 11 - bem como vários acessórios incluídos entre os quais se destaca o pequeno teclado que a torna na melhor box IPTV em 2022.

7. Strong Leap-S1- melhor box Android para IPTV

Box Android TV Strong Leap-S1

Sistema operativo: Android 10

Qualidade de imagem: 4K

Memória: 2 GB / 8 GB

A Strong Leap-S1 é uma box Android TV de perfil discreto com a versão Android 10 do sistema operativo da Google. Tem ligação Bluetooth 4.2, compatibilidade com Dolby Digital e Dolby Digital Plus para a imagem 4K e H.264/AVC, H.265/HEVC.

Tem porta ótica, bem como acesso direto à Google Play Store, comando com botões de acesso direto aos serviços de streaming de filmes e séries mais populares, além de poder ser usada como box IPTV com acesso à Internet para mais conteúdos.

Pode ler cartões de memória micro SD, HDMI, Ehernet, além de Chromecast integrado. É, em síntese, uma box Android muito completa, mais cara, mas com bastante valor incluído entre as várias TV boxes no mercado.

8. Google Chromecast com Android TV - alternativa simples com Assistente Google

Google Chromecast com Android TV

Sistema operativo: Android 9

Qualidade de imagem: 4K

Memória: 3 GB / 16 GB

A nova geração do Chromecast da Google já suporta a transmissão de conteúdos em resolução 4K, garantindo o padrão HDR10+, bem como o Dolby Vision para tirar mais proveito da televisão de alta resolução. É muito fácil de instalar e começar a usar.

Não sendo uma Box TV, é um gadget relativamente barato que nos traz a Android TV com grande qualidade e centenas de aplicações disponíveis para esta plataforma. Conta também com um comando para controlo remoto bem desenhado.

9. Xiaomi Mi TV Stick - melhor alternativa barata em 2022

Pen Xiaomi Mi Stick TV

Sistema operativo: Android 9

Qualidade de imagem: Full-HD

Memória: 1 GB / 8 GB

A Xiaomi tem na Mi TV Stick a melhor alternativa ao Fire da Amazon, partilhando o seu design e preço de venda. Recomendado a quem preferir uma solução Android TV com excelente preço, comando com microfone e botão dedicado à Assistente Google.

Destaca-se pela simplicidade de uso, bastando instalar na televisão e começar a usar. Como traço positivo aponta-se ainda o Chromecast embutido, ótimo para passar conteúdo na TV a partir do telemóvel, por exemplo.

Podes ver a nossa análise ao Mi TV Stick da Xiaomi, com os prós e contras deste produto barato, mas eficaz. Além disso, podes ver a comparação com a Mi Box S e, desse modo, descobrir qual é o melhor produto para ti.

10. Pen NVIDIA Shield TV - melhor Pen Android TV

Pen Android TV NVIDIA Shield TV

Sistema operativo: Android 10

Qualidade de imagem: 4K

Memória: 2 GB / 8 GB

A pen NVIDIA Shield TV tem formato discreto, Chromecast integrado, acesso à Google Play Store, bem como ao serviço Google Play Games que, por sua vez, garante o suporte para a plataforma GeForce NOW. A partir daí, temos acesso a vários jogos AAA.

A quem procura uma box TV para gaming, ou para algo mais que televisão, esta NVIDIA Shield TV tem alto rendimento com o processador Tegra X1+, bem como um comando dedicado de formato prismático com acesso direto, por exemplo, à Netflix.

Tem, por fim, Dolby Vision, upscaling até 4K mais inteligente e Dolby Audio para transformar a televisão num centro de jogos e entretenimento mais avançado, trazendo ainda a Assistente Google.

Há mais opções da Google e Amazon para a tua Smart TV

1. Google Chromecast para espelhar o smartphone na TV

Google Chromecast

Sistema operativo: Android 9

Qualidade de imagem: Full-HD

Memória: 512 mb / 2 GB

O Chromecast da Google não é uma box TV Android, mas permite, de modo extremamente simples, transformar um televisor numa Smart TV. Ao ligar este gadget a uma porta HDMI podemos espelhar os conteúdos do telemóvel ou tablet para a TV.

Pode reproduzir conteúdos em Full-HD (1080p) de todos os serviços e aplicações de streaming de filmes e séries. Necessita de uma ligação Wi-Fi, bem como um televisor com porta HDMI. Basta ligar a esta porta e começar a usar no dispositivo móvel e TV.

2. Box Amazon Fire TV Cube para a melhor experiência de Amazon Prime

Box Android TV Amazon Fire TV Cube

Sistema operativo: FireOS

Qualidade de imagem: Full-HD / 4K

Memória: 2 GB / 16 GB + cloud

A melhor box TV (com sistema operativo FireOS) em vez do Android, é a Fire TV Cube da Amazon. A qualidade de imagem em 4K, som Dolby Atmos, bem como o processador Hexa-Core de 2,2 GHz garantem a maior fluidez ao usar esta boa box TV.

A qualquer momento o utilizador pode usar a voz para controlar a reprodução de conteúdos, com a assistente virtual Alexa incorporada, bem como o suporte para os melhores serviços de streaming de filmes e séries, além de comando dedicado.

Em síntese, a Fire TV Cube é provavelmente a melhor box TV que podem comprar a par das soluções com Android.

3. Pen Amazon Fire TV Stick 4K Max é a melhor Pen para TV Amazon

Box Android TV Amazon Fire TV Stick 4K Max

Sistema operativo: FireOS

Qualidade de imagem: Full-HD / 4K

Memória: 2 GB / 8 GB + cloud

A Amazon tem a melhor pen para TV no modelo Fire TV Stick 4K Max pela qualidade de imagem que entrega, bem como pelas caraterísticas da mesma. Ainda que não seja uma box TV propriamente dita, entrega uma excelente experiência de televisão.

Em particular destacamos o streaming de conteúdo em 4K com certificação HDR10+, bem como a conexão Wi-Fi 6 que garante a melhor velocidade de ligação à Internet. Tem 8 GB de armazenamento e 2 GB de memória RAM com CPU de 1,8 GHz.

A instalação é simples, bastando inserir esta pen TV na televisão e dar início à configuração através do comando com acesso direto à assistente virtual Alexa da Amazon. Tem a melhor relação preço / qualidade no mercado das box Android TV.

4. Pen Amazon Fire TV 4K a bom preço com imagem 4K HDR 10+

Amazon Fire TV Stick

Sistema operativo: FireOS

Qualidade de imagem: Full-HD / 4K

Memória: 1 GB / 8 GB + cloud

A simplicidade do Amazon Fire TV Stick torna-o numa das melhores compras para ver TV. Basta ligar à televisão para assistir a filmes e séries disponíveis na Netflix, Amazon Prime Vídeo e outras fontes, com suporte para 4K HDR 10+ e som Dolby Atmos.

Através desta "pen" é possível aceder ao Facebook, ou YouTube, ambos disponíveis no Fire TV Stick instalando as respetivas apps e, com facilidade, conseguimos utilizar o navegador web. É um acessório pequeno, fácil de instalar e cheio de potencial.

Vale frisar que, apesar de não ser uma box Android propriamente dita, a Fire TV Stick cumpre o mesmo propósito, dar à nossa televisão funções inteligentes como apps e acesso a conteúdos multimédia como filmes e séries online.

5. Pen Amazon Fire TV Stick Lite é Pen mais barata da Amazon

Pen Fire TV Stick Lite

Sistema operativo: FireOS

Qualidade de imagem: Full-HD

Memória: 1 GB / 8 GB + cloud

A Pen tv mais barata é a Fire TV Stick Lite da Amazon, ainda que limitada à reprodução de conteúdos em Full-HD (1080p). É a solução mais barata para dar nova vida a um televisor secundário, com comando mais limitado, sem botões de acesso direto.

Este acessório tem, contudo, suporte para comandos de voz com a assistente virtual Alexa da Amazon e uma imbatível relação preço / qualidade, sobretudo quando está em promoção na Amazon. O envio para Portugal nem sempre é possível, mas vale a pena.

Esta pen TV vem acompanhada de adaptador de corrente, extensão HDMI, cabo USB, bem como duas pilhas AAA.

Android TV vs Box Android TV: Entende as diferenças

O contexto. A Android TV (plataforma de software) é a terceira tentativa da Google neste segmento televisivo.

O Google TV, a primeira tentativa, não teve o melhores desfecho. Assim, a Google cria o Chromecast, produto de sucesso, tal como a plataforma Android TV.

A diferença. Entre a Android TV e uma box Android TV está na sua conceção. No primeiro caso, pressupõe-se que a plataforma Android TV está instalada na caixa (hardware). No segundo, é uma caixa com o sistema operativo Android, "stock" ou alterado.

A box Android TV normalmente inclui uma versão tablet do Android, o que permite uma maior opção de apps que possam ser instaladas, mas o conteúdo não é 100% preparado para o uso em televisores. Assim, podemos ter mais problemas na compatibilidade e dificuldade na navegação uma vez que, por norma, é usada uma versão "pura" do Android.

Se os gadgets são uma paixão para ti, descobre os 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar. Vê ainda a seleção de melhores televisores baratos para orçamentos em torno dos 400 €.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.