A Xiaomi já provou que consegue oferecer das melhores qualidades de áudio num smartphone. A própria DxOMark afirma isso mesmo, dando os dois primeiros lugares do seu ranking a equipamentos da fabricante: Black Shark 4 Pro (81 pontos) e Xiaomi Mi 10S (80 pontos), respetivamente.
Mas o topo de gama mais popular de 2021 da fabricante parece estar uns belos furos abaixo nesta vertente. Isto porque conseguiu apenas 68 pontos nos testes, que o colocam a par de terminais como o OnePlus 8 ou o Samsung Galaxy Note 20 Ultra.
Não convém fazer uma interpretação errada destes números. Já testámos o Mi 11 e o seu áudio é de grande qualidade, assim como o Note 20 Ultra. Mas está claramente abaixo de outro terminal que testei mais recentemente: o Asus ROG Phone 5, que conseguiu 79 pontos neste mesmo ranking.
Segundo a DxOMark, o Mi 11 revela-se um “topo de gama funcional” a nível de áudio. Tendo em conta outros produtos da marca, os resultados são, no entanto, considerados “intrigantes”.
Os timbres, tanto na gravação como reprodução, são pontos menos fortes do Mi 11. Conta com poucos artefactos percetíveis, e boa amplitude sonora dos altifalantes desenvolvidos em parceria com a Harman Kardon. Embora os agudos sejam de qualidade, a falta de graves e médios acaba por ser notável.
Na gravação, o equilíbrio tonal revela-se positivo. No entanto, ao gravar num concerto de música eletrónica, os artefactos no som foram bastante visíveis, e o áudio acabou ligeiramente abafado.
Confere a análise completo de áudio ao Xiaomi Mi 11 da DxOMark
Editores 4gnews recomendam: