Xiaomi 12S Pro e Ultra superam nesta área o Apple iPhone 13 Pro Max

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os mais audazes smartphones Android da fabricante chinesa liderada por Lei Jun já superaram o mais impressionante modelo de iPhone atualmente disponível no mercado numa área crucial. Mais concretamente, tanto o Xiaomi 12S Pro como o Xiaomi 12S Ultra totalizaram mais tempo de ecrã ligado (com uma carga) face ao modelo Apple iPhone 13 Pro Max.

Esta é uma área onde tradicionalmente os modelos Max da Apple tendem a brilhar, superando a maioria da concorrência Android com a sua excelente gestão energética. Aliás, nos modelos de maior dimensão, com bateria de maior capacidade, as tabelas de endurance são normalmente lideradas pelos smartphones iOS (modelos Max).

Xiaomi vence no tempo de ecrã ligado com os Xiaomi 12S Pro e Ultra

Xiaomi 12S Ultra
Os dois esquemas de cor para o smartphone Xiaomi 12S Ultra. Crédito: distribuição Xiaomi

Os resultados agora partilhados baseiam-se nas análises às primeiras unidades de teste a chegar a diversos youtubers. Note-se, contudo, que a nova gama Xiaomi 12S não terá distribuição na Europa. Aliás, esta gama ficará restrita ao mercado doméstico da China.

Não obstante, podemos agora ver vários criadores de conteúdo asiáticos a partilhar a expor vários dos aspetos de ambos os smartphones como é o caso do vídeo apresentado em seguida. Aí, no vídeo criado pelo canal Geekerwan temos ambos os modelos Xiaomi 12S Pro e Xiaomi 12S Ultra com particular destaque dado à autonomia de bateria dos dispositivos móveis.

Recordamos que ambos os smartphones Android utilizam o processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, o mais recente SoC de gama alta da empresa norte-americana. Para além disso, têm o sistema operativo Android 12, revestido pela interface MIUI 13 da fabricante chinesa.

Xiaomi
Testes de stress efetuados na plataforma 3DMark aos vários smartphones.

Também relevante para este teste é o facto de, no Xiaomi 12S Ultra temos uma bateria de 4860 mAh. Já no modelo 12S Pro a bateria tem 4600 mAh de capacidade. Por outro lado, no Apple iPhone 13 Pro Max temos uma bateria de 4 352 mAh, a menor dos três.

O frente a frente colocou também dispositivos como o Realme GT 2 Pro, bem como as variantes chinesas de dispositivos Redmi Note, os Redmi K40, bem como o Redmi K50 Pro.

O Apple iPhone 13 Pro Max é uma referência em autonomia de bateria

Xiaomi
Tempo de ecrã ligado total nos smartphones em análise.

O vídeo colocado supra mostra-nos os smartphones Xiaomi 12S Pro e Xiaomi 12S Ultra a alcançar umas incríveis 7 horas e 50 minutos, e 7 horas e 47 minutos de ecrã ligado, respetivamente. Desse modo, ambos os smartphones Android ultrapassaram o anterior recordista, Apple iPhone 13 Pro Max com as suas 7 horas e 42 minutos de ecrã ligado.

O segredo está no novo Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm

Por outro lado, o modelo atualmente disponível em Portugal - Xiaomi 12 Pro - com o Snapdragon 8 Gen 1 - atinge umas 5 horas e 44 minutos de ecrã ligado. São diferenças muito significativas, cerca de duas horas a mais de ecrã ligado no novo modelo.

Em suma, estes indicadores sinalizam a melhor eficiência energética do processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, resultando em vantagens efetivas para o utilizador. Em todo o caso, apesar de finalmente ultrapassado, o iPhone 13 Pro Max continua a ser um portento no que à autonomia de bateria diz respeito.

Por fim, resta-nos esperar que a Xiaomi traga estes, ou outros smartphones equipados com o novo processador para a Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.