Samsung Galaxy S23 contarão apenas com o processador Snapdragon 8 Gen 2

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os Samsung Galaxy S23 serão revelados no início do próximo ano com uma particularidade há muito requisitada pelos fãs da marca. Ao que tudo indica, a próxima gama de smartphones contará apenas com o provável processador Snapdragon 8 Gen 2.

O próximo processador de topo de Qualcomm deverá fazer parte do todos os modelos dos Galaxy S23. Isto significa que também a Europa será brindada com esta variante, ao invés da pouco consensual variante com processadores Exynos.

(1/3)1. Qualcomm will likely be the sole processor supplier for Samsung Galaxy S23 (vs. 70% shipment proportion for S22) thanks to the next flagship 5G chip SM8550 made by TSMC 4nm.

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 8 de julho de 2022

Samsung Galaxy S23 apostará unicamente nos processadores da Qualcomm

Esta tese já foi avançada por várias fontes ligadas ao meio. Contudo, temos agora a voz do conceituado analista Ming-Chi Kuo a apontar na mesma direção e assim a dar maior confiança a todos aqueles que desejam este processador nos Galaxy S23.

Através do Twitter, Kuo reitera que a Samsung irá confiar apenas na Qualcomm para os seus próximos topos de gama. As variantes com processadores Exynos deixarão de circular no mercado para satisfação dos fãs.

A razão para esta medida não estará relacionada com o pobre desempenho dos processadores Exynos. Segundo Ming-Chi Kuo, está tudo dependente do novo modem 5G da Qualcomm que a Samsung não conseguirá igualar.

Samsung Galaxy S23
Créditos: Technizo Concept

Falo do modem Snapdragon X70 desvendado no contexto da MWC 2022 que começará a chegar ao mercado no final de 2022. Este é produzido sobre a litografia de 4 nm da TSMC com melhorias significativas em desempenho e eficiência energética.

Face à impossibilidade de igualar as potencialidades deste modem 5G, a Samsung optará apenas pelos processadores da Qualcomm mais otimizados para o Snapdragon X70. O resultado será uma uniformização de desempenho entre todas as unidades dos Galaxy S23 no mercado.

Recordo com o novo modem Snapdragon X70 apresenta melhorias relevantes face aos atuais. Temos uma significativa redução de latência e maior cobertura de banda. Já as suas velocidades poderão atingir os 10 Gigabits por segundo.

Também a Apple deverá sucumbir às funcionalidades do Snapdragon X70 e assim adiar a implementação dos seus próprios modems de 5G no iPhone. Ou seja, este novo componente aumentará o domínio da Qualcomm neste segmento de mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.