WhatsApp quer combater as "fake news". Entende como

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a página de leaks do WABetaInfo, o WhatsApp está a preparar uma ferramenta de combate contra notícias falsas e desinformação. A informação foi encontrada no código da versão da app em beta 2.20.94 e parece estar em desenvolvimento desde o ano passado.

A função irá permitir aos utilizadores pesquisa por conteúdo diretamente através das mensagens. De acordo com a imagem partilhada, haverá um ícone de pesquisa ao pé das mensagens. Ao tocar no ícone mencionado, o utilizador verá uma caixa de diálogo a perguntar se pretende avançar com a pesquisa.

Caso o utilizador queira, será remetido de imediato para uma pesquisa Google sobre a frase, link ou tema da mensagem. Esta função pode ajudar utilizadores a verificar rapidamente a veracidade de informações recebidas na aplicação, sejam notícias ou potenciais fraudes.

Imagina o seguinte cenário: recebes uma mensagem suspeita no WhatsApp que pode ser uma cadeia de spam ou link para sites fraudulentos. Ao pesquisar, poderás ter de imediato informação pertinente e perceber se se trata de uma mensagem legítima ou não. É deveras útil.

Função pode ser útil durante a pandemia de COVID-19

A verdade é caso o WhatsApp lance esta função em breve, pode revelar ser bastante útil durante a pandemia do COVID-19. Utilizadores poderão rapidamente filtrar qualquer tipo de mensagem ou notícia, verificando as fontes e legitimidade da mesma.

Este é um mais um esforço por parte do Facebook para combater desinformação e mais especificamente, notícias falsas sobre a doença. Estamos numa era onde temos toneladas de informações à disposição mas nem todas podem ser consideradas verdadeiras.

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram vai começar a remover conteúdo sobre o COVID-19 das recomendações
  • Instagram vai permitir visualização de publicações com amigos. Sabe mais
  • Google não conseguiu impedir 56 apps maliciosas de invadir a Play Store!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.