WhatsApp deixa de funcionar em breve nestes smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente versão de testes beta do WhatsApp, com o número de compilação 2.23.9.2, vem confirmar os piores temores para os donos de smartphones antigos. A plataforma de comunicações instantâneas deixará de suportar as versões do Android anteriores à 5.0.

À medida que a aplicação e respetivos serviços aumentam e melhoram as respetivas capacidades é apenas natural que os requisitos mínimos também cresçam em exigência.

Sobretudo esta semana quando o grupo Meta introduziu duas novidades bem cativantes na app, a possibilidade de editar o nome dos arquivos enviados e o novo layout para o menu de seleção de emojis.

WhatsApp aumenta os seus requisitos mínimos com as versões do Android

WhatsApp
Ilustração do novo menu de seleção dos emojis. Crédito: WABetaInfo

A dedicação do grupo Meta ao WhatsApp é notória, ainda que necessariamente, de modo gradual, as versões mais antigas do sistema Android deixem de ser suportadas. Ora, tal é o caso, com as versões Android Jelly Bean e KitKat a perder o suporte oficial.

Esta descoberta, divulgada pela publicação WABetaInfo, encontrou os novos "requisitos mínimos" na versão 2.39.9.2 da app de mensagens instantâneas. Na prática, esta deixará de correr nas versões anteriores ao Android Lollipop 5.0, versão introduzida pela Google corria o ano de 2014.

Foi também esta versão, já com cerca de 9 anos, que introduziu o design Material You que, grosso modo, continua a balizar a aparência geral dos smartphones Android até ao dia de hoje.

Utilizadores serão avisados do término de funções do WhatsApp

WhatsApp is working on animated emojis feature with Lottie to enhance user messaging experience!WhatsApp is developing animated emojis by using Lottie, a library that lets designers easily create animations. This feature is under development.https://t.co/gY2bFSsewY pic.twitter.com/vRjvOYpqEg

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 17 de abril de 2023

Seja como for, esta decisão do WhatsApp visa garantir que a sua aplicação pode tirar partido não só das novas funcionalidades, como também dos reforços graduais de segurança. Por isso, para dar a melhor experiência possível aos utilizadores, as versões já arcaicas do sistema operativo Android deixarão de ser suportadas.

Felizmente, porém, esta decisão não deve afetar um número significativo de utilizadores uma vez que, segundo os mais recentes dados de distribuição do sistema, a percentagem de utilizadores destas versões é já residual. Mais concretamente, o Android 4,1 é virtualmente inexistente, ao passo que o Android 4.4 está nuns insignificantes 0,70% de quota de mercado.

Portanto, caso ainda usem um smartphone Android antigo, contem com uma mensagem de aviso com o fim do suporte para as versões supracitadas do sistema operativo da Google.

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.9.2: what's new?• WhatsApp is working on a redesigned keyboard.• The application seems to no longer be compatible with Android versions below 5.0.• Some users may experience an issue with the splash screen.https://t.co/ZXq1bqgwgz pic.twitter.com/uHKijepXnK

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 19 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.