Volkswagen Sedric
Volkswagen Sedric, o primeiro monovolume autónomo da marca.

Este é o Volkswagen Sedric, o primeiro veículo totalmente autónomo da marca alemã. De momento ainda é um concept car, um vislumbre daquilo que poderá ser o futuro dos transportes urbanos. O seu nome, Volkswagen Sedric, é praticamente um acrónimo de Self Driving Car (SeDriC).

O Volkswagen Sedric é completamente autónomo e como tal não tem volante nem pedais e basta pressionar um botão no seu comando para que ele venha ter contigo. Este veículo futurista foi revelado em Genebra durante a grande exposição que decorre na cidade suíça.

Podemos ver o Sedric em acção no vídeo que encontrarão no final do artigo. Este veículo representa, para a VW, a importância dos transportes autónomos e elétricos, um dos principais pontos na agenda da construtora alemã.

   

Volkswagen Sedric: Da “Pão de Forma” à torradeira

Agora, quanto ao Volkswagen Sedric em si. Esta bela torradeira com cara zangada. Não, a sério, em que é que a equipa de design estava a pensar ao criar este monovolume autónomo? “Vamos dar-lhe uma aparência adorável, mas não em demasia!”.

Volkswagen Sedric
Volkswagen Sedric

Apesar da sua expressão algo irritada, a VW promete que o Sedric será um amigo e companheiro para as nossas famílias. Noto que cada vez mais as construtoras tentam convencer-nos de que os seus produtos são parte integrante das nossas famílias. Resta a dúvida, gostarias de adotar uma Volkswagen Sedric?

O Volkswagen Sedric não chegará às estradas

O interior deste automóvel é completamente diferente de tudo o que possas encontrar no mercado.

Onde habitualmente terias o painel de instrumentos existe um pequeno jardim “Zen” e grandes portas ocupam as suas laterais para que seja extremamente fácil entrar no veículo.

O Volkswagen pode ser convocado à tua presença com um simples pressionar de botão que varia de cor e vibra quando a tua boleia está próxima. Esta funcionalidade pretende auxiliar os invisuais, dotando-os de maior independência nas deslocações.
A nova criação da VW seria perfeita para viagens longas num futuro não muito distante. Quão relaxante não seria viajar sem preocupações com a condução, trânsito e demais condutores. Aliás, com estes bancos confortáveis seria o veículo ideal para desfrutar da nova e bastante popular Nintendo Switch.

Este Sedric foi concebido entre vários ramos e departamentos da VolksWagen Group. Representa mais um mostruário de inovações do que um veículo pronto para as massas.

Dito isto, várias das inovações da Sedric vão fazer parte dos próximos veículos convencionais da marca ao passo que o monovolume em si permanecerá um concept.

Outros assuntos relevantes:

Nokia: preços oficiais dos novos smartphones para a Europa

Exynos 9: publicação sugere Dual-Câmara para possível Samsung Galaxy

O SONHO de teclado QWERTY | BlackBerry KeyOne | Hands-on