cvxcvNo sábado de manhã, a Vodafone do Reino Unido reportou ataques de hackers que acederam com sucesso às contas de vários clientes. Foi o segundo ataque contra uma empresa de telecomunicações britânica em outubro, afetando desta vez 1.827 clientes.

Os ofensores usaram combinações de email e palavras-passe para entrar no portal de cliente da Vodafone. A partir daí, conseguiram números de identificação, nomes e números de telefone pessoais. No entanto, dados de cartões de crédito ou débito não foram comprometidos. O que é perfeitamente normal pois, por norma, os dados bancários não constam nas áreas de clientes virtuais. No entanto toda a informação obtida através do ataque só vai facilitar atividades fraudulentas ou esquemas criminosos.

O ataque prévio de outubro foi contra a empresa TalkTalk e atingiu cerca de 20 mil contas de clientes. Dois adolescentes foram culpados por esse ataque e foram entretanto detidos.

   

Este tipo de ações ilustra o cuidado que temos de ter com as palavras-passe. Devemos reciclá-las de tempos em tempos, e não transmitir a ninguém virtualmente. Parecem dicas óbvias, no entanto basta uma pesquisa rápida no Youtube para vermos pessoas a darem deliberadamente detalhes das suas palavras-passe a estranhos durante entrevistas na rua. Por outro lado, as empresas de telecomunicações têm o hábito de partilhar os dados dos clientes com outras empresas, para inocentes inquéritos ou divulgação de produtos mas não deixa de ser um meio dos nossos dados caírem nas mãos erradas.

Talvez queiras ver:

😉