Vodafone dá segundo passo no 5G com "poderosa revolução tecnológica"

Bruno Coelho
Comentar

A Vodafone Portugal e a norte-americana Mavenir anunciaram que a Operadora vai usar a solução totalmente contentorizada MAVcore para o core da sua rede de dados. Isto depois de a Mavenir ter sido selecionada como fornecedor estratégico do 5G Converged Core.

Esta família de produtos MAVcore inclui as soluções inovadoras de Converged Packet Core e Policy Control, e promete entregar uma rede de dados modernizada de última geração. A MAVcore vai permitir a transformação numa rede cloud-native, contentorizada e automatizada – fornecendo a flexibilidade para a futura evolução das redes móveis.

Isto inclui o lançamento de aplicações sobre a rede 5G Stand Alone inovadoras e disruptivas para os clientes da Vodafone em Portugal. Já a 5G Converged Packet Core é desenhada com técnicas de contentorização nativas da cloud, proporcionando uma arquitetura de rede totalmente escalável e virtualizada. Usa software que corre em hardware comercial off-the-shelf (COTS), permitindo economia de custos, flexibilidade e agilidade.

Vodafone

Este Converged Packet Core da Mavenir com suporte multiacesso (2G, 3G, 4G, 5G) permite aos fornecedores de serviços de comunicação (CSPs) como a Vodafone planificarem o crescimento futuro com um risco mínimo e maiores foco, segurança e fiabilidade. Além disso, simplifica a transformação da rede e permite eficiências operacionais com automatização completa.

Mavenir junta-se à Vodafone para construir o futuro das redes e da tecnologia avançada

“A indústria define vários passos para o lançamento do 5G – o primeiro foi dado em novembro – mas este é o segundo passo, o core 5G Stand Alone, que traz consigo a mais poderosa revolução tecnológica em termos de use cases”, começa por dizer Paulino Correia, Network Director na Vodafone Portugal.

Remata que: “Há mais de um ano que preparamos o 5G SA em laboratório com a Mavenir e estamos agora prontos a implementar uma plataforma cloud-native de Packet Core que vai transformar a nossa rede e prepará-la para aplicações poderosas e use cases diferenciadores, à medida que o 5G evolui”.

A Mavenir está a construir o futuro das redes e da tecnologia avançada, com foco na visão de uma única rede automatizada baseada em software que opera em qualquer cloud. É o único fornecedor de software de rede cloud-native ponto a ponto do setor.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.