Se usas o Portal das Finanças, então é importante que estejas a par de um esquema malicioso que foi detetado nas últimas horas. Ao que tudo indica, alguns contribuintes têm recebido e-mails que, supostamente, são da Autoridade Tributária (AT), mas que, na verdade, são fraudulentos.
Sobre o assunto, a reação foi bastante pronta. ”A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que se carregue em links que são fornecidos” - consta na página oficial da AT.
Que mensagens são essas?
Para que fiques com uma ideia das mensagens fraudulentas em questão, a AT disponibilizou, na sua página oficial, uma imagem do que os contribuintes estão a receber no e-mail. Na prática, deves ignorar e-mails com este aspeto:
Quanto aos mesmos, a AT reforça que “estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”.
De forma a que o contribuinte nunca caia neste tipo de esquemas, a Autoridade Tributária disponibiliza ainda um folheto informativo acerca dos procedimentos na plataforma.