Usas o Google Notícias? Aplicação ficará ainda melhor!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação do Google Notícias (ou News) prepara-se para receber uma implementação que fará da aplicação ainda melhor. Ainda que seja uma das Apps que mais utilizo no meu smartphone, continuo a achar que merece ser melhorada e já passo a explicar.

Esta nova implementação é um dos exemplos de melhorias que já há muito acreditava que a App precisava.

Google Notícias vai "além dos cabeçalhos"

Na aplicação do Google News tens uma secção de "cabeçalhos". Ou seja, uma secção a pensar nas notícias mais relevantes do momento. Mesmo que não sejam completas.

Um problema que continuo a achar que deve ser melhorado. Nestes cabeçalhos encontramos constantemente artigos Premium ou artigos sem nenhum fundamento e apenas que pode ser visto num carrossel que não é suportado pelo Google News (estou a falar para ti "A Bola")

Assim sendo, a nova implementação chama-se "para além dos cabeçalhos" e promete um olhar mais intenso no assunto. Vamos colocar isto num exemplo de forma a perceberes de forma mais concreta.

Num cabeçalho, por exemplo, tens a notícia que o Governo quer aumentar o salário mínimo para 635€ em 2020. Entras no artigo e tens uma pequena reformulação do tema. Que nos diz o que o governo quer e o que está a fazer para o conseguir.

Na nova secção terás um olhar mais profundo. Artigos que te podem detalhar quem está contra o aumento ou quem está a favor do aumento. Quais são as vantagens e desvantagens.

Toma este artigo que estás a ler como exemplo também. Poderíamos ficar pelo o segundo parágrafo ao dizer que a aplicação do Google Notícias quer implementar a nova funcionalidade "para além de cabeçalhos" e esse seria um cabeçalho. Porém, ao exemplicarmos ao pormenor o que esta característica é, estamos a dar-te um artigo para a nova secção "para além de cabeçalhos".

Quando chegará a novidade ao Google News

Para já, esta novidade chegou apenas aos EUA, contudo, a Google já disse que prepara a sua implementação para outras línguas já em 2020.

Estou curioso para saber como funcionará e se a Google resolverá os problemas que alguns websites criam ao bloquear os artigos mediante uma subscrição paga ou grátis.

  • Editores 4gnews recomendam:
  • Fundador da Wikipedia cria alternativa ao Facebook e Twitter. Mas vais ter de pagar
  • Google Home ou Amazon Echo? Os consumidores parece que já decidiram qual o melhor!
  • Smartwatch PUMA com WearOS já está à venda e convence!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.