Urbvan é uma empresa de transporte privado cujos serviços se baseiam no México. A empresa foi fundada pelo português João Matos Albino e Renato Picard, após trabalharam na Chariot, uma empresa semelhante pertencente à Ford.
Recentemente, a Urbvan conseguiu um financiamento de 9 milhões de dólares o que vai permitir à empresa expandir o seu serviço para mais cidades do México como Guadalajara. Caso o negócio corra bem, a Urbvan poderá até chegar aos Estados Unidos.
Atualmente, o serviço já conta com 180 carrinhas na sua frota e mais de 15 mil utilizadores mensais.
Como funciona o Urbvan
Como o seu nome indica, esta empresa especializa-se no transporte privado através de 'urban vans' ou carrinhas urbanas. Ao contrário da Uber que transporta os seus clientes maioritariamente em carros ligeiros, na Urbvan o serviço é de carrinhas, para transportar mais pessoas e ser mais eficiente.
Um cliente do Urbvan paga cerca de 3 dólares por bilhete de viagem. Contudo, existem opções de passes mensais que podem variar entre os 100 e 130 dólares. As carrinhas são equipadas com Wi-Fi e possuem ainda câmaras de segurança.
O serviço foi inspirado no Shuttl
O Shuttl é um serviço semelhante que opera na Índia, um país com um fluxo de trânsito bastante grande. Albino fez uma visita à Índia para perceber melhor como funciona o Shuttl para depois aplicar os conhecimentos ganhos no Urbvan.
"Cada cidade é diferente e é necessário adaptarmo-nos. Mercados como o indiano são massivos, bem mais que o mercado da América Latina", afirmou Albino.
Editores 4gnews recomendam:
- Os 10 carros elétricos mais vendidos em Portugal em 2018
- Câmara Google (GCam) tem pequena mudança de design na nova atualização
- Google não vai licenciar o Android para o Huawei Mate 30