União Europeia promete atacar o ganha pão da Google ​

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Google é uma das maiores empresas do mundo, e como tal, encontra-se constantemente no centro das atenções. No que respeita ao seu núcleo de funcionamento — Motor de Busca — uma das suas fontes de rendimento é a plataforma AdSense. No entanto, a União Europeia está preparada para trazer dissabores à empresa.

No decorrer dos últimos anos, foram várias as multas aplicadas à Google por 'abusar' do seu poder ou monopolizar o mercado, tanto no Android como no que respeita ao seu motor de busca.

Desta vez, o alvo da União Europeia será o AdSense, sendo acusada de que restringiu o acesso dos utilizadores a plataformas rivais de forma deliberada e injustificada. Este caso já teve início em 2016, mas parece que os resultados serão divulgados já durante as próximas semanas.

Todos adoramos a Google, mas não pode continuar a abusar do seu poder

A União Europeia refere que ao limitar e até proibir a apresentação de blocos de publicidade de rivais nas várias páginas online, estava a ir contra as atuais leis em vigor na Europa.

As batalhas da Google com a União Europeia não são apenas de agora. A empresa de Mountain View já enfrenta o velho continente nos tribunais há mais de oito anos. Relembro que em julho de 2018 a UE multou a Google em mais de 4 mil milhões de euros. Nesta situação, deveu-se ao seu abuso de poder e imposição de aplicações de pesquisa no seu sistema operativo Android.

Anteriormente, havia sido multada em 2,4 mil milhões de euros. Por manipular os resultados de pesquisa na sua plataforma, de forma a apresentar resultados do seu serviço de compras em primeiro lugar.

Assim sendo, esta poderá ser a 3 penalização multi-milionária aplicada pela União Europeia à Google. Possivelmente a empresa de Mountain View poderá ter de pagar quase 10 mil milhões de euros à UE, em sensivelmente 3 anos. Sinceramente, não ficava muito admirado se a Google começasse a cortar relações com o velho continente...

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: 12 jogos mais populares do momento para Android!

Smartwatch: Google WearOS 2.3 chega a alguns equipamentos!

Android Q: Vídeo mostra-nos como será o próximo sistema da Google

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.