A venda de veículos com motor de combustão será banida na União Europeia a partir de 2035. Segundo avança a agência Reuters, a decisão está tomada com o legislador europeu a forçar a adoção de carros elétricos até meados da próxima década.
A nova diretiva europeia banirá efetivamente todas as vendas de veículos automóveis que usem combustíveis fósseis, naquele que é o mais recente desenvolvimento em prol da descarbonização. Com efeito, o legislador europeu terá chegado a um acordo entre as partes em debate para tomar medidas mais firmes contra as alterações climáticas.
A partir de 2025 só serão vendidos carros elétricos na Europa
O "Green Deal" na União levou assim os legisladores a chegar a um entendimento. Fruto das negociações entre os Estados Membros, respetivos representantes, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, temos agora uma decisão final.
Visando a erradicação dos carros a combustíveis fósseis das estadas europeia a médio / longo prazo, a tónica recai na proibição de vendas de novos carros com motor térmico até à data referida supra, o ano de 2035.
Esta decisão será futuramente aplicada nos 27 Estados Membros que atualmente integram a União Europeia.
A Europa a 27 banirá os carros com motor a combustão até 2035
Almejando assim cortar nas emissões de carbono geradas pelos veículos automóveis, a adoção dos carros elétricos será a principal via para deslocação própria. Em simultâneo, contamos também com um estímulo para os veículos a hidrogénio como alternativa.
Jan Huitema, o responsável máximo pelas negociações do Parlamento Europeu, afirmou que "...este entendimento é uma notícia positiva para novos condutores de veículos automóveis. Os veículos com zero-emissões ficarão mais baratos, portanto, mais facilmente acessíveis ao público. Em simultâneo, tornar-se-ão mais comuns e ao alcance de qualquer pessoa".
Forte sinal para a indústria automóvel e consumidores na Europa
Segundo Frans Timmermans, responsável máximo da União para o novo Green Deal, acredita que esta decisão será bem recebida pela indústria automóvel. Será, nas suas palavras, o estímulo necessário para acelerar o desenvolvimento dos veículos com zero emissões.
"A Europa transita para os veículos sem emissões". O acordo estipula também que as emissões de carbono de novos carros vendidos a partir de 2030 serão 55% menores face aos valores registados em 2021.
É, assim, uma meta muito mais ambiciosa face ao objetivo previamente delineado de alcançar uma redução de 37,5% nas emissões de carbono.
Redução das emissões de carbono é a palavra de ordem na União Europeia
Acompanhando o regulador europeu, várias fabricantes do setor automóvel já declararam as suas intenções em redobrar os esforços de eletrificação dos seus veículos. Em simultâneo, procuram-se também novas alternativas além da motorização elétrica.
Entre estas, a Volkswagen mostra-se confiante na liderança do mercado de veículos elétricos, ainda que para já a Tesla seja a figura paradigmática. Nesse sentido, a VW já fez saber que parará a produção de veículos com motor térmico na Europa a partir de 2033.
Volkswagen quer liderar o segmento elétrico e fazer frente à Tesla
Mais ainda, já em 2026 teremos pelo menos 10 novos modelos de carros elétricos da Volkswagen a chegar aos stands e pontos de venda na Europa. Desse modo, a gigante alemã espera contribuir para se alcançar o objetivo de neutralidade carbónica na próxima década de 2030.
Por fim, o objetivo estratégico da Volkswagen é claro - desafiar e superar a Tesla de Elon Musk. Para tal, contudo, o grupo VW tem ainda um grande caminho pela frente.
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