Xiaomi 13 Lite chegará à Europa disfarçado de Xiaomi CIVI 2, será?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A próxima gama de telemóveis topo de gama, Xiaomi 13, da terceira maior fabricante mundial, não tarda em ser apresentada no seu país de origem, a China.

Nesse sentido, temos cada vez mais fugas de informação como a que agora nos coloca perante os Xiaomi 12 Lite 5G NE, Xiaomi 13 Lite, e o modelo Xiaomi Civi 2. Smartphones que, ao que parece, podem ser todos iguais, ou futuramente um mesmo modelo.

Assim sendo, à medida que nos aproximamos da expectável apresentação da gama Xiaomi 13 no final do ano, as fugas de informação trazem-nos detalhes precisos sobre os telefones.

Agora, temos a certificação do Xiaomi 13 Lite, o mais barato dos próximos telemóveis que, ao que tudo indica, partilhará vários elementos com os Xiaomi 12 Lite 5G NE e Xiaomi Civi 2.

A união faz a força, ou a força da repetição no seio da Xiaomi?

O provável Xiaomi 13 Lite foi agora avistado na base de dados de IMEI, as "matrículas" de cada novo modelo de smartphone.

O registo mostra-nos o número de modelo 2210129SG que, tal como esperado, deve pertencer ao próximo modelo acessível da gama.

Xiaomi 12 Lite 5G NE

Porém, este mesmo número de modelo também poderá pertencer ao sucessor do Xiaomi 12 Lite a chegar, possivelmente, ainda em 2022. Sendo este um modelo de relativo sucesso, é perfeitamente plausível que a marca lance uma nova edição do mesmo.

A propósito, já vimos o suposto Xiaomi 12 Lite 5G NE a figurar numa base de dados, tal como apontava há escassos dias a publicação ITHome. Porém, nada nos garante que um modelo registao nestas bases de dados seja efetivamente lançado.

Poderá a marca trazer o Xiaomi CIVI 2 para a Europa?

Xiaomi CIVI 2

Caso o faça, fá-lo-á sobre outro nome de modo a manter a coerência das suas linhas de produtos já disponíveis no nosso mercado. Ou seja, podemos ter o mesmo smartphone (CIVI 2), mas com outro nome e diferenças óbvias de software a chegar à Europa.

Ora, se tudo isto parece bastante confuso, é porque efetivamente o é! De acordo com várias fontes, tanto o Xiaomi 12 Lite 5G NE como o Xiaomi 13 Lite são, na verdade, o mesmo smartphone. Ou, pelo menos, têm por base um mesmo smartphone no Xiaomi CIVI 2.

Design, câmara fotográfica e elegância de construção definem o CIVI 2

Xiaomi 13 Lite global (renamed CIVI 2, as per the model number)#Xiaomi #Xiaomi13Lite pic.twitter.com/RBA52JT9HR

— Mukul Sharma (@stufflistings) 29 de outubro de 2022

Em suma, face ao exposto, o smartphone a que pertence o número de modelo 2210129SG pode assumir qualquer uma destas três identidades. Resta saber, efetivamente, qual será a estratégia da marca para a distribuição de um novo modelo acessível desta linha de topo.

Xiaomi 13 Lite

Numa nota estritamente pessoal, acredito que a marca se inspire no CIVI 2 para os próximos 13 Lite.

Tomando como exemplo os atuais 12 Lite e prévios 11 Lite 5G NE, todos estes smartphones eram altamente focados no estilo de vida trendy. Eram (e são) divulgados com foco na fotografia e selfie, no utilizador casual que valoriza a elegância.

Dito isto, acredito que uma mesma fórmula seja empregue pela marca este ano, aquando da apresentação dos seus próximos topos de gama e respetiva versão acessível.

Por fim, contamos, antes disso mesmo, com a apresentação da nova linha Xiaomi 13 a estrear no final de 2022.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.