UE quer carregamento único na Europa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Comissão Europeia quer implementar um carregador universal na União Europeia para todos os equipamentos eletrónicos. USB Tipo-C é o carregamento desejado por esta entidade europeia.

Esta notícia pode vir a assinalar o fim de outros tipos de carregamento, como é o caso do cabo Lightning da Apple.

Carregamento universal para reduzir o lixo eletrónico

Em comunicado divulgado hoje, a Comissão Europeia afirma que "dá um passo importante contra o lixo eletrónico" e contra os "inconvenientes para os consumidores, causados pela prevalência de carregadores diferentes e incompatíveis para dispositivos eletrónicos".

Tudo para cumprir as orientações da revisão da diretiva comunitária que quer garantir que os dispositivos eletrónicos, no mercado europeu, que funcionam com radiofrequências cumprem todos os requisitos para proteger a saúde e garantir segurança aos cidadãos europeus.

Nesse sentido, Bruxelas propõe um único carregador, assente em USB Tipo-C, compatível com todos os equipamentos eletrónicos. No mesmo comunicado especifica que "o USB Tipo-C tornar-se-á a porta padrão para todos os smartphones, tablets, câmaras, auscultadores e consolas de videojogos portáteis".

União Europeia propõe venda separada de carregador

Também com o objetivo de reduzir a pegada ambiental relacionada com o descarte de carregadores, a Comissão Europeia propõe que o carregador seja vendido separado dos dispositivos eletrónicos, com os quais é compatível. Por outras palavras, a Comissão pretende que o carregador seja vendido sozinho para maior comodidade dos utilizadores e pela razão ambiental já referida.

A ideia de carregamento único não é nova no espaço europeu. Desde 2009 que a União Europeia desenvolve esforços para que esta seja uma realidade. Recorde-se que, por essa altura, a UE e os fabricantes de telemóveis assinaram um acordo voluntário para reduzir o número de carregadores disponíveis. Nessa altura, existiam 30 modelos diferentes no mercado europeu que, graças ao acordo, foram reduzidos para três modelos – Apple Lightning, USB Tipo-C e USB 2.0.

Utilizadores europeus gastam 2,4 mil milhões de euros por ano em carregadores

A proposta apresentada hoje pela Comissão Europeia segue agora para o Parlamento e Conselho Europeus. Se for promulgada, haverá um período de transição de 24 meses para que a indústria se possa adaptar às diretrizes europeias.

De acordo com dados divulgados por Bruxelas, os utilizadores europeus gastam aproximadamente 2,4 mil milhões de euros por ano em carregadores. Já os carregadores que deixam de funcionar geram 11 mil toneladas de lixo eletrónico por ano.

Editores 4gnews recomendam:

Google Chrome 94 disponível para download com as novidades mais pedidas

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt