Toyota quer cobrar mensalmente pelas funções 'smart' em carros elétricos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Toyota quer deslocar os custos de utilização das funções inteligentes do carro elétrico para o consumidor. Fá-lo-á sob a forma de uma subscrição mensal para o uso da plataforma de serviços "Connected Services" que contemplam diversos aspetos do veículo.

Trata-se de um novo pack de subscrição que contempla, por exemplo, o arranque remoto do carro para quem prefere não usar uma chave física convencional. Há, contudo, vários outros serviços incluídos com que a Toyota espera atrair mais clientes.

"Connected Services" é o novo serviço de subscrição da Toyota

Toyota

Trata-se de um pacote opcional para os consumidores após a aquisição de um novo veículo da Toyota, especialmente para o segmento de carros elétricos. Tal como avançou primeiramente a publicação The Verge, este é um autêntico "kit" de conveniência, adstrito ao pagamento mensal de uma subscrição.

Este novo serviço inclui o Remote Connect que, por exemplo, permite arrancar o carro através do telemóvel. É, assim, uma ferramenta cómoda para quem não gosta, ou não quer, recorrer a uma chave convencional e o início de uma possível nova tendência no mercado de automóveis.

Com efeito, o próximo ano pode trazer uma nova vaga de serviços conectáveis, plataformas inteligentes e maior comodidade no uso dos veículos com recurso a estes serviços integrados. Para as fabricantes será, portanto, uma possível nova fonte de receita, sobretudo se associada a planos de subscrição.

Plano de subscrição para os novos "extras digitais" da Toyota

Toyota Connected
A plataforma Connected Services da Toyota para smartphones e smartwatch Apple.

As condições da plataforma Connected Services podem ser consultadas na página própria, bem como o preçário. De qualquer modo, atualmente a fabricante nipónica está a testar o funcionamento e distribuição deste serviço junto de alguns mercados como o norte-americano.

Ademais, atualmente poucos veículos da Toyota suportam este plataforma e todas as suas comodidades incluídas como, por exemplo, o Audio Plus, bem como o Premium Audio.

Por outro lado, os preços avançados para os EUA são os seguintes:

  • Preço mensal - 8 dólares por mês
  • Preço anual - 80 dólares por ano

Note-se que também a Tesla fornece um serviço similar com as suas atualizações de software e firmware via OTA (over the air) aos utilizadores, permitindo também desbloquear novas funções e capacidades dos carros elétricos. Em síntese, uma paywall para determinados aspetos do carro.

#Toyota testing #subscription charge for #connected services including remote starting your car https://t.co/l38TiatEYJ #automotive < It's about the software not the hardware, part 2. Only US for now.

— Neville Hobson (@jangles) 13 de dezembro de 2021

Podemos assim, por fim, ver mais fabricantes além da Tesla e Toyota a fornecer este tipo de DLC's (conteúdo descarregável) para os veículos. Entre serviços, comodidades e funções como o aquecimento dos bancos traseiros na Tesla poderão ser "extras" pelos quais o utilizador terá que pagar.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.