TikTok: mais de 50% dos pais quer ver esta app banida na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O CEO do TikTok foi recentemente submetido a uma intensa sessão de esclarecimentos junto das autoridades norte-americanas, com o Congresso a interrogar o executo sobre os mais diversos aspetos relevantes da sua rede social. Porém, as reações de desagrado e opinião pública de vários progenitores não terá melhorado à luz do supracitado inquérito.

Em causa estão valores como a privacidade dos utilizadores da plataforma, motivo que já levou vários países a banir a app de partilha de vídeos curtos e animados. Visando também resguardar a segurança e bem-estar das crianças que usam esta app, no que lhe concerne, o TikTok tem feito alguns esforços dignos de nota. Porém, não têm sido (ainda) suficientes).

TikTok continua a ser alvo de críticas face às suas políticas de privacidade

TikTok
Tipos de dados recolhidos pelas diversas plataformas sociais.

Em causa está uma recente pesquisa nos Estados Unidos da América e no Reino Unido em que o desagrado perante o TikTok é extremamente significativo. Aliás, os resultados apelam a um bloqueio total da aplicação nos seus países, considerando a plataforma social como um fator negativo e de má influência para o público geral.

Por outro lado, abonando a causa do TikTok, nem todos visam este mesmo fim deveras extremo. Alguns utilizadores consideram-se satisfeitos com um reforço das Políticas de Comunidade do TikTok, uma maior moderação e uso regrado da app. Ainda assim, de momento a votação em causa mostra que a maioria da população apoiaria um bloqueio geral do TikTok também na Europa.

Curiosamente, esta sondagem foi lançada pela empresa canadiana Casinos En Ligne, tocando não só na realidade do Canadá, como nos Estados Unidos da América, Reino Unido e Europa. Os resultados são francamente expressivos e apelam ao bloqueio do TikTok.

Reino Unido é uma das nações mais adversas ao TikTok

Reino Unido

A votação em questão reuniu a opinião de mais de 1 500 cidadãos do Reino Unido para tentar perceber a sua vontade para com o TikTok na condição de pais. A maioria (54%) votou a favor do bloqueio total da aplicação de partilha de vídeos no seu país.

Os pais estão preocupados com a crescente exposição da vida dos seus filhos em esferas públicas como as redes sociais, sobretudo nesta app de partilha de vídeos. De igual modo, uma mesma tendência também se verifica junto dos Estados Unidos da América que deve, no espaço de poucas semanas, delinear uma estratégia de ação face ao TikTok.

Dito isto, o clima de crispação para com o TikTok intensifica-se junto do Reino Unido, Estados Unidos da América e várias nações na Europa. Em simultâneo, temores para com a segurança nacional também se fazem ouvir do outro lado do Atlântico.

Terá o TikTok descoberto o algoritmo perfeito? Qual o melhor curso de ação perante a crescente popularidade desta rede social?

TikTok CEO Shou Zi Chew's response when questioned over US user data.Google, FB, IG and YT have all been lobbying the US government to ban TikTok because their platforms and algorithm just can't compete with that of TikTok. TikTok is just killin' it in Silicone Valley. pic.twitter.com/zO3YngFwNa

— Yes, it's me (@ElysiusThor) 23 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.