O advento da inteligência artificial generativa deu aos criadores de conteúdos novas ferramentas para expressar a sua arte. É possível, por exemplo, criar as mais variadas ilustrações e animações com base na IA, uma tendência que também chegou ao TikTok.
Um autêntico espelho da sociedade, a rede social TikTok está agora a promover uma maior transparência nestes conteúdos, cada vez mais comuns e populares, gerados na totalidade ou parcialmente pelas plataformas de IA. Nesse sentido, temos agora novos rótulos.
Novos rótulos para trazer mais contexto ao conteúdo gerado por IA
A rede social TikTok afirma estar a investir na educação mediática para incentivar a criatividade e, ao mesmo tempo, dar às pessoas um contexto importante sobre o conteúdo que estão a ver. Agora, as atenções voltaram-se para a sinalização dos conteúdos IA.
Com efeito, através de uma publicação na sua página oficial, esta semana, a empresa deu início ao lançamento de uma nova ferramenta para ajudar os criadores a rotular o seu conteúdo gerado por IA. Será, na prática, um identificador de fácil acesso.
De igual modo, a plataforma também fez saber que começaria a testar maneiras de rotular automaticamente o conteúdo gerado por IA. Tudo para fazer frente a esta crescente tendência que vê mais conteúdos gerados por IA a ganhar tração.
Rótulos promoverão a transparência quanto à origem dos conteúdos no TikTok
Ciente do facto que este tipo de conteúdos pode confundir ou enganar os espetadores se eles não souberem que o conteúdo foi gerado ou editado artificialmente, a plataforma decidiu agir.
Para tal, a rotulagem do conteúdo ajuda a resolver esse problema. O objetivo é simples. Deixar claro para os espetadores quando o conteúdo é significativamente alterado ou modificado pela tecnologia de IA.
Assim sendo, a rede social está a lançar uma nova ferramenta para que os criadores informem facilmente a sua comunidade quando publicarem conteúdo gerado por lA.
Rede social testa a aplicação automática dos rótulos de IA
Ao passo que, pelo menos numa primeira fase, este recurso ficará entregue aos criadores de conteúdo. Portanto, dependendo a sua aplicação da vontade dos responsáveis pela publicação, a rede social testa também uma solução alternativa e automática.
Tal como avança a própria - estão a estudar formas para rotular automaticamente o conteúdo gerado por IA. Com efeito, já esta semana, começarão a testar um rótulo que indica quando um conteúdo é "gerado por IA".
Algo que, eventualmente, planeiam aplicar automaticamente ao conteúdo que detetem ter sido editado ou criado com inteligência artificial. Assim, para aumentar a clareza relativamente aos produtos do TikTok alimentados por IA.
Na prática, também vão mudar o nome de todos os efeitos de inteligência artificial do TikTok para incluir explicitamente "IA" no seu nome e no rótulo de efeito correspondente. Além disso, já atualizaram as suas diretrizes para que os criadores do Effect House façam o mesmo.
Em suma, o conteúdo gerado por inteligência artificial apresenta oportunidades empolgantes. Assim, à medida que evolui, a abordagem da plataforma também evoluirá. Por fim, podem a partir de hoje encontrar estes rótulos disponíveis para aplicação imediata na rede social.
Editores 4gnews recomendam: