TikTok é banido na Marinha dos Estados Unidos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Conforme avança a Reuters, a Marinha nos Estados Unidos baniu a aplicação TikTok de ser utilizada em telemóveis internos. Qualquer telemóvel que tenha app instalada não conseguirá entrar na intranet da Marinha e terá todo o acesso ao sistema negado.

Pouca explicação foi dada para esta decisão por parte do ramo militar naval. Um porta-voz e coronel do Pentágono, Uriah Orland afirma que a decisão foi tomada devido a um esforço para "abordar ameaças emergentes". As ameaças não foram especificadas mas as ligações do TikTok com a China tornam o assunto mais claro.

Como sabemos, os Estados Unidos tem o hábito de escrutinar empresas ou programas que tenham ligações chinesas. Escusado será dizer que a situação com a Huawei é um exemplo perfeito, onde a empresa foi proibida de negociar com empresas americanas por suspeitas de espionagem.

Entretanto, o TikTok recebe imensos investimentos por parte da China, colocando a aplicação e a empresa responsável ByteDance sob similares suspeitas. A ByteDance foi recentemente processada pelos Estados Unidos por recolher dados da sua base de utilizadores, a maioria menores de idade.

Estados Unidos tem suspeitas de espionagem por parte do TikTok

Durante o mês passado, um senador americano de nome Chuck Schumer emitiu uma declaração ao governo sobre o risco de aplicações de redes sociais, salientando o TikTok. O senador afirma que "apps como TikTok constituem uma potencial ameaça de contra-espionagem que não pode ser ignorada".

TikTok é uma app extremamente popular nos Estados Unidos. Eventualmente se outros departamentos do governo americano decidir bloquear a app, esta situação pode escalar de uma forma mais séria para a TikTok e a ByteDance. Principalmente considerando que, conforme mencionado, a empresa está sob escrutínio pela sua recolha de dados..

Editores 4gnews recomendam:

  • Homem na Rússia construiu o seu Tesla Cybertruck e o resultado é hilariante (vídeo)
  • AirPods serão a 'galinha dos ovos de ouro' da Apple em 2020
  • MEO e NOWO envolvidas em novo escândalo! Entende a razão
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.