O lançamento da Threads do Instagram como nova "arma" face à rede social Twitter (o novo X) de Elon Musk veio abalar, por momentos, o panorama das redes sociais. Mas qual será o futuro do Twitter? O que pode o grupo Meta fazer para superar este rival bem estabelecido na Internet?
A “guerra” entre o Twitter (X) e o Threads está declarada e envolve bastante mais do que o número de utilizadores. A pensar nisso, a corretora online Freedom Finance Europe, responde às principais questões de estratégia e investimento que envolvem esta batalha de gigantes.
Zuckerberg vs Musk no duelo entre Threads e Twitter (X)
Elon Musk efectuou uma série de alterações na empresa desde que assumiu o controlo. Aqui incluindo uma reorganização da gestão de topo, despedimentos em massa e a introdução de alterações sólidas na política de moderação da plataforma.
Estas alterações foram recebidas com diferentes reações. Na prática, com alguns utilizadores a elogiarem Musk pelo seu empenho na liberdade de expressão e outros a criticarem-no pela forma como trata a empresa.
É possível que a situação no Twitter acabe por acalmar
Musk disse que quer tornar o Twitter uma plataforma mais transparente e é possível que consiga atingir esse objetivo.
Quanto ao preço das ações do Twitter, a empresa tornou-se privada e saiu do mercado de ações depois de Musk assumir o controlo, mas o próprio Musk estima e diz que perdeu cerca de 20 mil milhões de dólares.
Isto após comprar a empresa por 44 mil milhões de dólares. Isto pode dever-se a uma série de fatores, incluindo a incerteza sobre os planos de Musk para a empresa e os recentes despedimentos.
É possível que o preço das ações do Twitter continue a descer a curto prazo, mas pode recuperar se Musk conseguir resolver os problemas da empresa.
Lançamento do Meta Threads pode ser um problema para o futuro do Twitter
Threads é uma nova plataforma da Meta que permite aos utilizadores criar e partilhar conteúdos semelhantes aos do Twitter. O que contribui para o possível sucesso do Threads é a base de utilizadores muito maior da Meta.
À data de 2023, o Meta tem mais de 2,9 mil milhões de utilizadores ativos. Ora, enquanto o Twitter tem 330 milhões de utilizadores ativos. Isto significa que o Meta Threads tem o potencial de atingir um público muito maior do que o Twitter.
Embora o Meta Threads ainda esteja na sua fase inicial, o facto de ter tido 30 milhões de downloads e registos em 24 horas, já o torna na app mais rápida da história em termos de adoção, o que é um ponto forte.
Zuckerberg anunciou recentemente que o Threads já atingiu os 70 milhões de utilizadores. Assim, ultrapassando todas as expectativas. Para contextualizar, o ChatGPT atingiu 100 milhões de utilizadores em dois meses. Portanto, o Threads é agora a aplicação com o crescimento mais rápido da história.
Threads tem potencial e algumas vantagens face ao Twitter
O Threads tem algumas vantagens em relação ao Twitter. Por exemplo, pode ligar-se diretamente à sua conta Instagram e tem menos restrições do que o Twitter (número de caracteres, número de publicações por dia, etc.).
A capacidade do Thread para se integrar facilmente no Instagram permite que os utilizadores partilhem e revejam conteúdos, melhorando a experiência nas redes sociais.
Além disso, a ausência de restrições, como o número de caracteres e o número de publicações por dia, dá aos utilizadores mais liberdade para se expressarem. Em termos de potencial futuro, o Threads tem a oportunidade de se estabelecer como uma alternativa viável ao Twitter.
Aliás, é razoável apostar em cerca de 10% de adoção entre os utilizadores do Instagram, entre aqueles que procuram alternativas ao Twitter. Assim, a expectativa de cerca de 230 milhões de utilizadores, ou mesmo superior, até 2024 é bastante realistara e viável.
Influencers no Instagram e Threads
Na prática, com a crescente proeminência do conteúdo gráfico e a vasta base de utilizadores do Instagram, o Threads pode tirar partido desta popularidade para atrair mais utilizadores. Além disso, se continuar a inovar e a adaptar-se às necessidades dos utilizadores, poderá transformar-se numa plataforma completa de redes sociais.
No entanto, é importante notar que o Twitter já se estabeleceu como um ator importante no mercado das redes sociais. Além disso, o Twitter e o Instagram têm bases de utilizadores muito diferentes.
Publicações mais sérias no Twitter
O Twitter é uma aplicação social para influenciadores dos meios de comunicação social, da política e das finanças, centrada nas notícias do dia. Isto enquanto o Instagram é uma aplicação para influenciadores dos meios de comunicação social centrada na partilha de fotografias e vídeos de si próprios.
O Twitter dirige-se a homens jovens com formação superior, enquanto o Instagram se centra em utilizadores do sexo feminino com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, com uma maior proporção de pessoas sem formação secundária.
Tem, por fim, uma base de utilizadores dedicada e um conjunto único de funcionalidades que se tornaram parte integrante da vida quotidiana das pessoas. Isto embora o Threads tenha potencial, enfrenta uma batalha difícil para competir com o Twitter.
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