Tesla vai em breve 'limitar' funcionalidades do modelo base do Model 3

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter lançado no início do ano o seu primeiro carro de 35 mil dólares, o Tesla Model 3, as primeiras unidades começaram a ser entregues durante o mês passado. No entanto, apesar de apenas terem sido entregues para quem encomendou o modelo base, todas as funcionalidades extra do "Standard Range Plus".

É importante realçar que ambos os modelos trazem exatamente o mesmo hardware, sendo que o modelo base do Tesla Model 3 é apenas uma versão que chega com 'software bloqueado'. Qualquer utilizador pode ter acesso às várias opções adicionais, precisando apenas de pagar para que sejam desbloqueadas. Mas, todos os modelos base foram entregues com todas estas características desbloqueadas.

Tesla revela prazo de 10 dias até que os extras sejam bloqueados

A Tesla enviou um email aos clientes, informando que em 10 dias, o seu Tesla irá receber uma atualização de software que condiz com a configuração "Model 3 Standard Range" encomendada.

Como seria de esperar, aproveitam para informar que se desejarem manter os atuais extras, poderão fazê-lo registando uma marcação de serviço através da sua aplicação Tesla.

São vários os extras que poderão deixar os utilizadores tentados a realizar um 'upgrade' ao seu Tesla. Entre eles, está um limite de autonomia para 355 km, serviço de streaming de música integrado, assentos aquecidos, aceleração mais responsiva, navegação com visualização de trânsito em tempo real, entre outras.

'Acidente' ou campanha de marketing?

Recentemente surgiram várias notícias a revelar que a Tesla tinha finalmente terminado o desenvolvimento do software dedicado ao Model 3 'Standard Range', com os extras bloqueados. A grande dúvida é se o lançamento do carro antes deste software estar pronto foi um 'acidente' ou simplesmente uma campanha de marketing.

Não há dúvida que eventualmente os utilizadores que compraram o modelo base iriam acabar com as funcionalidades bloqueadas. No entanto, também fica bastante claro que a fabricante não ficou com qualquer prejuízo, uma vez que ambos os modelos são idênticos.

Desta forma, ao permitir que os utilizadores tenham um 'gostinho' às funcionalidades extra, certamente que irão conseguir conquistar alguns 'upgrades'.

Editores 4gnews recomendam:

  • Toyota lançará veículos totalmente elétricos no próximo ano
  • Michelin testa nova geração de pneus sem ar (vídeo)
  • Tesla Model S incendeia-se enquanto estava a carregar numa estação Supercharger
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.