Teclado Google: app Gboard ganha suporte para smartphones Android dobráveis

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Ecrã dividido para tornar possível escrever nos ecrãs de smartphones dobráveis. Esta é a mais recente novidade introduzida pela Google na sua app grátis para quem procura um novo teclado para digitar. Desse modo, não precisam de voltar a esticar (quiçá em demasia) os vossos dedos para chegar aos cantos dos cada vez mais comuns smartphones dobráveis em Android.

Apesar de ainda serem caros, os smartphones dobráveis são já uma visão comum no quotidiano, muito graças aos esforços da sul-coreana Samsung. Aliás, a gigante de mercado estará a preparar o foldable ou dobrável da gama Galaxy A a custar até 800 dólares com o intuito de popularizar ainda mais este tipo de produtos. Como tal, importa também ter uma das apps mais populares da Google preparada para este formado de ecrã grande e de formato variável.

Até o sistema operativo Android 12 já está preparado para os smartphones dobráveis

Gboard teclado Google
O novo aspeto do Gboard para smartphones Android dobráveis. Crédito: Reddit.

As novidades do teclado Gboard foram partilhadas primeiramente no Reddit, dando conta do início da distribuição, em fase de testes (beta) para vários smartphones Android dobráveis. Mais concretamente, para os modelos Samsung Galaxy Z Fold 3. Entretanto, a publicação Android Central relata que nos seus equipamentos dobráveis também ficou disponível este mesmo layout.

A partir de agora, ou logo que recebam esta atualização, para tirar partido do modo de ecrã dividido terão que pressionar o botão de Definições / barra de ferramentas no topo do Gboard. Verão, na barra de ícones de acesso rápido, um novo atalho para ativar o modo de ecrã dividido que permitirá "desdobrar" este teclado em duas porções, tal como ilustrado neste artigo.

Ao tocar no novo atalho teremos assim duas porções para podermos escrever com maior comodidade em ecrãs dobráveis. Note-se que esta novidade está disponível na mais recente versão beta (v11.9.04) da app para Android, desenvolvida a pensar nos smartphones dobráveis.

A app Gboard adapta-se assim aos smartphones dobráveis

First look at Gboard's split UI for foldable devices. pic.twitter.com/4CPrhYVnvW

— Techy Preacher   👨‍💻 (@TechyPreacher) 30 de junho de 2022

Importa frisar que de momento não sabemos se esta adaptação da app Gboard também chegará aos tablets Android. Não obstante, é certo que chegará a mais smartphones Android para além dos Samsung Galaxy Z Fold, ficarndo disponível para qualquer telemóvel Android que queira tirar partido deste novo layout de escrita.

Por fim, a atualização deverá chegar à versão estável da app Teclado Google no decurso das próximas semanas. Entretanto, os utilizadores da versão beta terão apenas que atualizar a app na Google Play Store para tirar partido das novidades.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.