Spotify vai banir todo o tipo de anúncios políticos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Spotify anunciou recentemente que vai banir todo os anúncios relacionados com política da sua plataforma. A empresa afirma que a plataforma não possui um sistema e ferramentas necessários para validar esse tipo de conteúdo de forma responsável. Assim sendo, o Spotify opta por não suportar anúncios políticos.

Este banimento de anúncios políticos vai afetar todo o tipo de conteúdo desde músicas até podcasts, que é o conteúdo que contém mais publicidade nesse sentido. Podcasts de teor político serão afetados, uma categoria que conta com 141 milhões de utilizadores, de acordo com o Ad Age.

Esta decisão por parte do Spotify é influenciada pelas vindouras eleições nos Estados Unidos, em 2020. Devido a escândalos no passado como do Cambridge Analytica, a empresa decidiu não envolver-se de todo em controvérsias, optando por retirar anúncios.

Twitter e Google estão a seguir um caminho similar

Tanto a Google como o Twitter optaram por remover anúncios políticos das suas plataformas. No caso do Twitter, uma plataforma bastante utilizada por políticos (principalmente Donald Trump), decidiu remover por completo quaisquer anúncios relacionados com política.

Já a Google optou por permitir anúncios mas com restrições. Anunciantes não podem filtrar a quem querem chegar com as ferramentas de publicidade como um anúncio normal. Desta forma, as campanhas não podem ser utilizadas para manipulação, providenciando publicidades justas para todos os partidos que decidam anunciar na Google.

Facebook toma abordagem contrária

Já o Facebook está sobre grande escrutínio após permitir com bastante liberdade os anúncios políticos. Inclusive, as regras de anúncios para políticos no Facebook permite aos mesmos mentir sem consequências. Ironicamente, a plataforma removeu alguns anúncios de políticos não por mentiras mas por incluirem botões.

Editores 4gnews recomendam:

  • Veículos da Tesla vão ter acesso ao Disney+ em breve
  • Facebook Gaming rouba mais um streamer ao Twitch
  • Samsung Galaxy S11 poderá não vir a ter este nome
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.