SpaceX: protótipo da Starship lançado com sucesso mas aterragem corre muito mal!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A SpaceX voltou a fazer voar mais uma vez um protótipo da Starship, um veículo de lançamento ainda em desenvolvimento. O teste foi bem sucedido no que diz respeito à ascensão do SN9, mas o mesmo não se pode dizer da aterragem já que a unidade acabou por explodir.

A companhia queria colocar o SN9 a atingir uma altitude de cerca de 10 quilómetros, alterando depois a sua trajetória para proceder à reentrada simulada, uma vez que não chegou a sair da atmosfera terrestre. Posteriormente devia descender para efetuar uma aterragem controlada.

SpaceX volta a ver um protótipo da Starship explodir

Este foi o o segundo teste deste género, com o primeiro a ter lugar em dezembro passado com recurso ao SN8. A nova unidade de testes atingiu de facto a altitude pretendida e realizou com sucesso a manobra "belly flop."

O teste foi também positivo para o sistema de navegação da Starship, responsável por controlar o ângulo no qual se orienta no ar. O problema surgiu já na porção de aterragem.

Quando a SN9 se tentava re-orientar para assumir a posição vertical de aterragem não conseguiu reduzir a velocidade de descida e acabou por explodir assim que tocou no solo.

SpaceX não está preocupada com os falhanços

O resultado deste teste não foi muito diferente do resultado do primeiro, já que a primeira porção correu bem mas a aterragem continua a precisar de trabalho.

Em dezembro a SN8 parecia estar orientada de forma mais correta para aterrar mas o resultado não foi muito diferente. A companhia terá agora de analisar os parâmetros do teste e perceber como pode corrigir esta falha grave.

Os responsáveis pela SpaceX já disseram que não é suposto as coisas correrem bem nestes testes, que existem para permitir a recolha de dados e ajudar ao sucesso em tentativas posteriores.

Ficou também prometida para breve nova tentativa, com o protótipo SN10 à espreita no Texas e pronto a ser usado. Esperemos que da próxima se evitem estas complicações e o foguetão possa aterrar corretamente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Neuralink: Elon Musk quer colocar macacos a jogar videojogos com a mente
  • SpaceX: Elon Musk vai levar os primeiros civis ao espaço ainda em 2021!
  • Volante do novo Tesla Model S não demorou até ser ridicularizado nas redes sociais
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.