Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sony LinkBuds S “Earth Blue” review: áudio de topo e amigos do ambiente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 5 min.

Este verão tive oportunidade de testar os Sony LinkBuds S, à data os mais recentes auriculares Bluetooth totalmente sem fios da Sony. Por 200 € é difícil encontrar melhor que esse modelo no segmento, para quem quer qualidade de áudio e cancelamento de ruído.

A Sony acabaria por lançar a versão “Earth Blue” dos LinkBuds S, que tive oportunidade de testar nos últimos dias. Esta traz-nos o mesmo produto, com algumas melhorias e conceito verdadeiramente ecológico.

Sony LinkBuds S Earth Blue

O conceito ecológico dos Sony LinkBuds S

Nesta cor “Earth Blue”, os LinkBuds S contam com partes da estrutura e do estojo fabricadas a partir de materiais de resina reciclada. Esta é produzida a partir de dispensadores de água de plástico reciclado.

Com uma abordagem expressiva de design, a Sony pretende expandir a potencial utilização de materiais reciclados dos dispensadores de água e tirar partido das propriedades adesivas.

Isto faz com que tenhamos o padrão marmorizado único que podes ver nas nossas fotografias ao produto. E cada produto terá assim um padrão diferente graças a esta escolha de design. Pelo que os teus LinkBuds S “Earth Blue” serão diferentes dos meus.

Sony LinkBuds S Earth Blue

Não só este modelo, mas todos os LinkBuds S têm uma embalagem isenta de plástico, sendo que os auriculares têm materiais reciclados a partir de peças de automóveis. São apenas alguns passos da Sony para o seu objetivo de reduzir a sua pegada ambiental para zero até 2050.

Sony doa percentagem das vendas de todos os LinkBuds S

Com este lançamento, a Sony doa uma percentagem das vendas de todos os LinkBuds S coloridos à Conservação Internacional (CI). Esta ONG pretende habilitar as sociedades a cuidarem, de forma responsável e sustentável, da natureza e da biodiversidade global para o bem-estar da humanidade.

Assim, 2 dólares de cada unidade vendida vai para o apoio às atividades de conservação do oceano da CI. Desta forma, pretende-se que cada compra possa proteger 57,824 metros quadrados de oceano. Para se ter noção, esta é uma área equivalente a 47 piscinas olímpicas.

Sony LinkBuds S Earth Blue

A minha opinião sobre os Sony LinkBuds S “Earth Blue”

Esta versão “Earth Blue” traz poucas diferenças face à versão originalmente lançada dos LinkBuds S. Pelo que poderás ler a minha opinião geral sobre eles nesta análise completa.

Além da questão ambiental, ligada intimamente ao design, há que dizer que estes LinkBuds S “Earth Blue” conquistam desde o momento em que os retiras da caixa.

O seu design é verdadeiramente diferente, e ao comprá-los sabes que estarás a adquirir um produto verdadeiramente único. E nesse aspeto a Sony tem aqui uma aposta certeira.

Sony LinkBuds S Earth Blue

Do seu formato já falei mais detalhadamente na análise original. Mas há que realçar novamente o conforto, ergonomia e facilidade de encaixar no ouvido deste modelo.

Sony LinkBuds S têm som corpulento e bom cancelamento de ruído

A qualidade sonora é um dos pergaminhos deste modelo. Apresentam um som corpulento, como é apanágio da Sony. Temos graves pujantes, mas também frequências médias e agudas muito presentes para um som equilibrado.

O cancelamento de ruído e modo de transparência deste modelo é do melhor que vais encontrar na indústria. Após encontrares as borrachas perfeitas entre os quatro tamanhos incluídos na caixa, vais notar a diferença principalmente em frequências baixas.

Sony LinkBuds S Earth Blue

Em casa, fazem toda a diferença quando um aspirador ou a máquina de lavar a roupa estiverem a funcionar. Na rua, também irás notar a diferença em transportes públicos ou simplesmente a evitar ruídos indesejados de automóveis.

Mas se o objetivo for ouvir o que te rodeia, está lá o modo de transparência. Com apenas um toque, passas para esse modo, que te permite ter conversas sem retirar os auriculares. E se quiseres ativar a funcionar “Falar para Conversar”, basta falares e automaticamente e esse modo fica ativo.

Com este novo modelo, tive a mesma sensação que havia tido com o original. As 6 horas de autonomia com cancelamento de ruído ou 9 horas sem este ativo, são realistas.

Sony LinkBuds S Earth Blue

Isto fez com que conseguisse manter facilmente este produto para uma utilização regular entre 4 a 5 dias, juntando a bateria dos auriculares e estojo de carregamento. Carregam via USB-C.

Bluetooth Multiponto já é uma realidade nos LinkBuds S

Este novo modelo dos LinkBuds S tem como grande novidade uma atualização de software assim que os ligas à app Headphones Connect da Sony. Estes passam a permitir a função de ligação Bluetooth Multiponto.

Desta forma, já podem ligar-se a dois dispositivos em simultâneo. No caso, liguei-os ao meu computador e smartphone, e a transição entre ambos parece ser bastante fluida.

Sony LinkBuds S Earth Blue

Vamos imaginar que estás a reproduzir música no computador e recebes uma chamada no smartphone. Estes mudam automaticamente para a chamada, sem que tenhas de alternar entre ligações.

De realçar que esta é uma funcionalidade que chegou a todos os modelos da série LinkBuds. Além disso, também os WF-1000XM4 que testámos neste artigo recebem esta atualização.

Conclusão sobre os LinkBuds S “Earth Blue”

Os Sony LinkBuds S “Earth Blue” são dos melhores auriculares Bluetooth que podes comprar por esse valor. O design é verdadeiramente diferenciado pelo tom único, e o conceito ecológico da Sony é notável.

Com graves pujantes em destaque, têm um som equilibrado. Junta-se a isto o cancelamento de ruído notório, bem como a qualidade do modo de transparência.

Sony LinkBuds S Earth Blue

A ergonomia e conforto deste produto está entre os melhores que já testei. Ficam bastante confortáveis no meu ouvido, já que não senti quaisquer problemas ao usá-los por longos períodos.

Mesmo com um design bastante diferente, não deixam de ser um produto discreto. Como assentam bem no ouvido, acabam por não ser muito vistosos, o que vejo como um ponto bastante positivo.

A autonomia também se revelou mais que suficiente para o meu uso. São 6 horas de reprodução com cancelamento de ruído ativo. Pelo meu uso, facilmente deram para 5 dias de uso com a bateria remanescente da caixa. O único ponto menos positivo que se lhes pode apontar é que não têm carregamento sem fios, mas apenas por USB-C.

É bom realçar ainda que são uns ótimos microfones para chamadas. Destaque ainda para funcionalidades como o Sony 360 Reality Audio, Google Fast Pair ou o Adaptive Sound Control.

Com um preço próximo de 200 €, podes fazer tudo sobre o novo modelo no site oficial da Sony. Além desta cor "Azul Terra", os LinkBuds S estão também disponíveis em preto, branco e cru.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.