Um grupo de investigadores da Google Cloud descobriu uma forma de colocar jogos da PSP a correr no PlayStation Portal da Sony. E a melhor parte é que tudo acontecia sem necessidade de ligação à internet.
A descoberta parecia ter aberto caminho para o uso não autorizado do dispositivo. Foi imediatamente comunicada à Sony, que rapidamente lançou uma atualização de firmware para corrigir a falha.
O PlayStation Portal foi projetado para fazer streaming de jogos da PS5. Mas foi recentemente modificado por investigadores para correr emuladores da PSP offline. Mas foi sol de pouca dura. Andy Nguyen, um dos engenheiros da Google envolvidos no projeto, explicou que a correção desta vulnerabilidade foi incluída na atualização 2.06 do firmware do dispositivo.
No X acima, Nguyen realçou a importância de reportar "responsavelmente" tais falhas à Sony. Isto numa perspetiva de manter o compromisso com a segurança e a integridade do sistema. Para aqueles que estavam a tirar partido desta falha, terão agora de se resignar.
O PlayStation Portal não tem como pressuposto correr jogos internamente. É descrito como um reprodutor remoto pela própria Sony, onde podes jogar qualquer jogo da tua PS5 desde que esta esteja ligada e no Portal tenhas ligação à internet. Se não conheces este dispositivo ou queres saber mais sobre, consulta a nossa review dedicada.