Smartwatch BLOCKS e Project Ara

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 2 min.

Já assistimos à evolução do Project Ara, o smartphone modular da Google, que durante esta ano vai começar o seu teste piloto em Porto Rico e agora vamos assistir desenvolvimento de um smartwatch também composto por módulos - o BLOCKS. A ideia foi apresentada ao público à uns meses atrás, apesar de ainda precisar de muito desenvolvimento, este que eventualmente poderá ocorrer mais rápido do que o esperado, visto que a empresa que criou e desenvolveu a ideia do Blocks, sentou-se à mesa com a equipa da Google que está a trabalhar no Project Ara, para discutirem, provavelmente, a hipótese de ambos os projetos modulares trabalharem juntos de forma a obterem ambos o melhor resultado possível do mercado modular que um dia irá existir

O BLOCKS foi finalista da competição "Make it Wearable" da Intel, e foi extamente na banca da Intel na CES, este ano que foi mostrado ao público. O Blocks consiste exatamente num relógio composto por um ecrã, a parte principal e vários outros módulos interligados a este compõem, nem mais nem menos, a bracelete do smartwatch. Os módulos terão diferentes propósitos, podendo então ser baterias adicionais, GPS e até um com ranhura para um cartão SIM. Nesta etapa do desenvolvimento, o BLOCKS não oferece muito mais do que os atuais smartwatchs, mas poderá eventualmente fornecer muitas mais funcionalidades com o desenvolvimento de mais e melhores módulos.

Considerando tudo isto, podemos finalmente perceber o interesse das duas companhias em trabalharem juntas, principalmente por parte da empresa por detrás do BLOCKS, em desenvolverem alguns módulos que possam funcionar em ambos os dispositivos, Ara e BLOCKS. A melhor ideia seria possivelmente juntar os dois projetos e ter apenas uma equipa a trabalhar em ambos, considerando as vantagens que iria trazer a ambos, se tal acontecer, teremos aqui mais um projeto gigante nas mão da Google e esperemos apenas que a equipa que criou o BLOCKS consiga realizar o seu objetivo principal, colocar no mercado a sua visão do smartwatch modular.

Talvez queria ver:

  • Qualcomm vai atualizar Snapdragon 810 para a Samsung;
  • Já podes fazer o upgrade para o Windows 10;
  • Project Ara – 2º MDK lançado;
  • Project Ara - Conferência ao vivo;
  • Project Ara - Todas as novidades da conferência.

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

  • Fonte