Site que te permite tirar áudios do YouTube fechou após processo em tribunal

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Após um processo de tribunal iniciado em 2017, o site Convert2MP3 fechou por completo. Esta plataforma permitia a utilizadores transferir ficheiros de áudio através de vídeos do YouTube. Obviamente, a indústria da música considera este tipo de sites uma ameaça às suas receitas.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) afirma que este tipo de sites são os mais utilizados por ounvites de música pirateada. O Convert2MP3 foi considerado o mais popular. Quando confrontados com as acusações do IFPI e algumas produtoras de música alemãs, o site foi fechado e os domínios cedidos ao IFPI.

Caso visites o Convert2MP3, serás recebido com uma mensagem a dizer que o site foi fechado por "acção legal levada a cabo por violação de direitos autoriais".

Já começaram a surgir sites com o mesmo nome

Embora o domínio tenha sido recolhido pela IFPI, já começam a surgir sites com o mesmo nome ou ligeiras modificações, que servem o mesmo propósito. A verdade é que é impossível acabar de vez com este tipo de plataformas. O original Convert2MP3 contava com mais de meio milhão de visitas em 2018.

Sites como o Convert2MP3 podem coexistir com a indústria da música

É importante salientar que não apoiamos as transferências ilegais de músicas. Caso aprecies o trabalho de algum artista nada como comprar a sua música ou ouvi-la em plataformas como Spotify.

Contudo, este tipo de sites são úteis para transferir conteúdos livres de direitos de autor do YouTube, dos quais existem bastantes. Inclusive, alguns sites similares não permitem ao utilizador transferir conteúdos que contenham direitos de autor.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.