Site de programador do Google Fuchsia OS está ativo

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Fuchsia OS é o nome do sistema operativo ao que a Google se tem vindo a dedicar há uns anos. Este poderá ser o sistema operativo para substituir o Android e Chrome OS, compatível com telemóveis ou computadores.

Entretanto a Google deu mais um passo e criou o site para programadores do Fuchsia OS. Neste site, programadoras são convidados a aprender sobre o sistema operativo e de como programar para o mesmo.

Porque a Google pode precisar de um sistema operativo novo

Por mais que a Google esteja habituada ao Android, o seu núcleo (kernel) continua a ser Linux. Para ter um controlo mais abrangente sobre o sistema, a Google desenvolveu um novo kernel chamado Zircon.

O objetivo final da Google parece ser a criação de um sistema operativo transversal a todos os dispositovos (telemóveis, tablets, computadores e colunas inteligentes).

Além disso, o Fuchsia OS pode finalmente libertar a Google da batalha legal contra a Oracle, detentora da linguagem de programação Java, presente no Android. Apesar do tribunal ter decidido a favor da Oracle em 2018, a Google continua a submeter disputas contra a decisão.

Como pode ser o Fuchsia OS em telemóveis

O seguinte vídeo mostra uma comparação entre o Android e uma versão muito rudimentar do Fuchsia OS. É importante salientar que o Fuchsia é um sistema de código aberto e qualquer pessoa pode modificar. Assim sendo, o vídeo pode não refletir uma versão final por parte da Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Eis os smartphones Nokia que deverão ser atualizados para o Android Q
  • Google explica como criou o Dark Mode no Fotos, Calendário e Notícias
  • OnePlus 7 recebe OxygenOS 9.5.6. Descobre as novidades
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.