Site de letras de música Genius acusa Google de roubar conteúdo

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O site Genius acusou a Google de lhes roubar conteúdo para colocar na sua plataforma. O Genius é um site que publica e analisa letras de músicas de todos os géneros.

O Genius afirma que a Google tem vindo a prejudicar o seu tráfego roubando conteúdo. Esse conteúdo é depois colocado no Google Play Music, que também apresenta letras de música em resultados de busca.

Entretanto, como seria de esperar, a Google negou qualquer acusação. Este é um problema que pequenas empresas por vezes enfrentam quando a Google começa a fazer-lhes concorrência.

O Genius apanhou a Google de forma 'genial'

Para não haver dúvidas das acusações, o Genius fez alterações bastante subtis nalgumas das suas letras. Na seguinte imagem podemos ver como a posição dos apóstrofos foi copiada. O primeiro exemplo é do Genius, o segundo é das pesquisas da Google.

Ben Gross, CFO do Genius, afirmou que encontraram mais de 100 exemplos de letras copiadas pela Google nos últimos dois anos. Gross acrescentou que os exemplos foram detectados através de um sistema de marcas d'água embutido na formatação dos apóstrofos.

A partir do momento em que o Genius altera deliberadamente a pontuação e a Google copia, algo está errado. O que está a acontecer é que quando fazes uma pesquisa, a Google pretende que tenhas o máximo de informação no painel sem entrar em sites. Isso é bom para quem pretende fazer uma pesquisa rápida mas péssimo para os sites que precisam de tráfego para sobreviver.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.