Signal perde suporte para SMS e MMS na sua app Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Signal, uma das melhores alternativas ao WhatsApp e Telegram, deixará de suportar, de modo nativo, as comunicações por SMS e MMS. A decisão foi anunciada pela própria empresa e aplicar-se-á à sua aplicação, ou app para dispositivos móveis Android.

A justificativa dada pela empresa prende-se com a o unificar e aperfeiçoar da experiência de utilização da app Android, colocando-a assim num mesmo patamar de qualidade que a app da Signal para iOS. Em simultâneo, a empresa focar-se-á na segurança e privacidade, dois valores que sempre a acompanharam.

Signal deixa cair o suporte para SMS e MMS na sua app Android

Signal

Ainda que esta decisão possa apanhar alguns utilizadores de surpresa, podem inclusive desconhecer esta capacidade da app da Signal para Android, certo é que a mesma, para além das comunicações online, se pode desdobrar como app de gestão das SMS e MMS.

Recordamos, aliás, que a Signal começou por se apelidar TextSecure, uma app de gestões das mensagens de texto SMS e MMS baseada no protocolo Axolotl Ratchet . Porém, num futuro próximo, esta funcionalidade será abandonada pela empresa.

In the interest of privacy, security, and clarity we’re beginning to phase out SMS support from the Android app. You’ll have several months to export your messages and either find a new app for SMS or tell your friends to download Signal. https://t.co/u9XZ7XM7rT

— Signal (@signalapp) 12 de outubro de 2022

"Terão vários meses para fazer a transição dos serviços de gestão de SMS da Signal, para exportar as vossas SMS e histórico de conversação para outras apps. Terão tempo para avisar os vossos contactos e fazer a migração de todos os conteúdos para o Signal, ou procurar outra app para gerir as mensagens de texto se assim o desejarem."

É tempo de procurar uma alternativa à Signal para as SMS e MMS no Android

A mudança só impactará os utilizadores de Android que tenham definido a aplicação Signal como a gestora, ou app predefinida para as SMS. Nesse caso, a Signal começará a notificar os utilizadores das alterações e da necessidade de migrar as suas SMS.

Podemos, desse modo, apontar como alternativas grátis a app Mensagens da Google - disponível na Play Store - como alternativa competente e versátil.

Ainda de acordo com a própria Signal, a plataforma quer focar-se na qualidade do seu serviço, na uniformização da experiência de utilização e trazer mais privacidade e segurança para os seus utilizadores.

Assim, a prioridade da empresa será colocada na sua plataforma de comunicações online.

Recordamos, por fim, que a Signal é uma das melhores alternativas ao WhatsApp e Telegram para que dá prioridade absoluta à segurança das suas comunicações online.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.