Signal e Telegram voam para o Top das apps mais populares em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp começou 2021 da pior forma ao aplicar algumas alterações à sua Política de Privacidade e, apesar de na União Europeia continuarmos protegidos, a gradual integração com o Facebook fez disparar a procura pelo Signal e pela Telegram.

Estas são duas das melhores alternativas à plataforma de comunicações instantâneas detida pelo grupo empresarial de Mark Zuckerberg. Aliás, são já duas das aplicações que lideram o Top 10 na Google Play Store e a App Store, da Apple.

A integração gradual do WhatsApp no grupo Facebook

WhatsAppPerante a conotação imediatamente negativa à alteração da Política de Privacidade do WhatsApp, vários tabloides fizeram chover títulos sensacionalistas sem fundamentação de verdade para o utilizador português e europeu.

A rede social, entretanto, desmentiu várias publicações ao afirmar que na Europa não seriam pedidos mais dados, nem cruzados com o Facebook. Muito menos seria a conta do utilizador excluída caso este não aceitasse os novos termos de serviço.

Fora da União Europeia existirão, sim, mais dados do utilizador a serem cruzados com as Empresas do Facebook. A plataforma tentou amenizar a situação e acalmar os utilizadores, mas o mal já estava feito e as suas garantias são dúbias.

Signal e Telegram, as melhores alternativas ao WhatsApp

Google Play Store Telegram Signal
Apps mais populares na Google Play Store - janeiro de 2021.

O descontentamento geral dos utilizadores dentro e fora da União Europeia é notório. Em Portugal, à data de redação deste artigo temos a Signal, bem como a Telegram no Top 5 das aplicações mais populares da Google Play Store.

Com efeito, a loja oficial de apps e conteúdo Android recebeu um grande afluxo de utilizadores procurando estas plataformas alternativas para comunicações instantâneas. Note-se ainda que até Elon Musk incitou à migração para a Signal.

Os efeitos combinados das alterações ligeiras na Europa e mais gravosas fora desta, trouxeram assim uma nova vaga de utilizadores para a Signal e Telegram. Até ao momento nenhuma das plataformas divulgou dados concretos.

Líder de tabelas na Google Play Store e App Store

App Store
Apps mais populares na App Store da Apple - janeiro de 2021.

Cenário idêntico entre a Google Play Store e a App Store, a loja de aplicações para iOS. Aliás, nesta última temos uma clara dominância do Signal e da Telegram, duas plataformas que atraem novos utilizadores ao destacar a privacidade das suas apps.

Nos últimos dias o título de aplicação mais descarregada para Android e iOS pertence assim à Signal. Segundo os rumores, a plataforma terá agregado mais de 100 mil utilizadores no espaço de dois dias, números que carecem de confirmação.

Aproveitando o súbito afluxo de utilizadores, a Signal deu a saber que está a implementar novas funções na plataforma. Há novos fundos para as conversas para maior personalização, bem como a possibilidade de adicionar uma pequena Bio ao nosso perfil.

Há ainda novos stickers animados, os autocolantes muito populares na Telegram e WhatsApp. Estas novidades chegarão à plataforma no decurso dos próximos dias.

O desaire do WhatsApp alegrou as concorrentes como o Telegram

pic.twitter.com/6eGm2emsYx

— Telegram Messenger (@telegram) 10 de janeiro de 2021

Perante o descontentamento de vários utilizadores do WhatsApp, as plataformas rivais não perderam tempo em satirizar o sucedido. Acima podemos ver uma das mais recentes publicações do Telegram onde não sugere um futuro auspicioso para a rival.

No que lhe concerne, a Signal tem sido mais cautelosa relativamente às sátiras às suas concorrentes. Não que isso a impeça de tirar proveito da exposição positiva dada por Elon Musk, homem forte da Tesla.

The Signal shout-out always hits harder with a Tesla.https://t.co/rDj9kM1X0u@elonmusk @mosestsali

— Signal (@signalapp) 12 de janeiro de 2021

Por fim, recordamos que o co-fundador do WhatsApp, Brian Acton apoiou o desenvolvimento da Signal com um donativo de 50 milhões de euros, além de entrar nos quadros da empresa como presidente executivo da Signal Foundation.

O WhatsApp continua a ser a aplicação de mensagens instantâneas mais utilizadas no mundo. No entanto, são alterações como esta recente que podem perigar o seu status.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.