SIBS divulga o retrato do consumidor português e tendências de consumo em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A propósito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor a SIBS divulga alguns dados de caracterização dos consumidores e do consumo em Portugal. O comércio online é uma das vertentes em crescimento, com um aumento significativos dos pagamentos.

No período de março de 2022 a fevereiro de 2023, verificou-se um crescimento de 30% no número pagamentos face ao período homólogo anterior (março de 2021 a fevereiro de 2022). Os dados divulgados agora pela SIBS mostram as tendências do comércio em Portugal.

Sintetizando, aqui sendo o valor médio por compra registado de 36,2 €, semelhante ao registado anteriormente.

SIBS mostra-nos as recentes tendências do comércio em Portugal

SIBS Portugal

Este crescimento é superior nos pagamentos on-line do que nos pagamentos em lojas físicas. O crescimento em número de operações no on-line situou-se nos +46%. Por outro lado, nas lojas físicas ascendeu aos +27%.

Relativamente ao método de pagamento no online preferido pelos consumidores portugueses, destaque para o MB WAY, que registou um crescimento, entre os dois períodos analisados, superior a 90% em número.

MW WAY cada vez mais popular em Portugal

A propósito, de destacar ainda no MB WAY a operação “Pagamentos Autorizados” que registou um crescimento de 138% nos primeiros 2 meses em que esteve disponível.

Além disso, importa recordar que esta nova funcionalidade, dedicada aos pagamentos online, permite pagar de forma mais simples nos comerciantes. Modalidade em que os utilizadores têm subscrições de serviços (como assinaturas de media, utilities, etc.) ou em que fazem pagamentos com elevada frequência.

Assim, garantindo simultaneamente maior segurança e facilidade na gestão dos pagamentos que autorizam.

Pagamentos autorizados são a mais recente função do MB WAY

SIBS Portugal

A infografia evidência o crescimento em todo o território nacional ao nível dos pagamentos online.

Aqui tendo o maior número médio de pagamentos online por consumidor (considerando a proxy de cartão) nos últimos 12 meses. Aliás, registado um maior aumento em Lisboa (8,5 pagamentos por consumidor), Setúbal e Porto (7,2), Coimbra (7,1) e Braga (6,4).

Analisando a variação entre os dois períodos em análise conclui-se que o crescimento dos pagamentos online não é exclusivo dos consumidores mais urbanos.

Porém, está presente em todo o território nacional com os maiores crescimentos em número a registarem-se em Portalegre (+73%), Bragança (+62%), Região Autónoma da Madeira (+58%), Região Autónoma dos Açores (+58%). Já em Coimbra o crecimento foi de (+56%), parecendo indicar a tendência na convergência desta adoção.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.