Como seguir encomendas com os melhores sites, apps e dicas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

As compras online fazem parte do quotidiano pela conveniência, segurança e eficácia. Assim, para fazer em tempo real o tracking de encomendas, conhece uma dezena de sites e apps que permitem seguir encomendas online com sucesso.

O processo para seguir encomendas de lojas online nacionais ou na União Europeia é simples, bastando utilizar os sites das respetivas transportadoras. Nas compras online em sites internacionais o seguimento de encomendas pode ser mais complicado, visto que este pode demorar mais tempo, passar por várias empresas de transporte e até ficar retido na alfândega.

Guarda o "tracking number" da encomenda

O mais importante é conhecermos o número da encomenda / tracking number ou do processo de envio. É isto que nos permite descobrir onde estão fisicamente as embalagens e conferir o estado da encomenda.

Trata-se de um código alfanumérico que é indicado na nossa área de cliente da respetiva loja online e/ou no email de confirmação da encomenda. Podes usar o dito código para rastrear a encomenda recorrendo aos seguintes sites e apps móveis.

5 sites para seguir encomendas internacionais

Seguir encomendas online

  • GearTrack – São suportados por este portal de seguimento de encomendas praticamente todos os métodos de envio possíveis de serem selecionados nos sites GearBest, AliExpress e outros situados na China.
  • 17Track – Permite seguir em tempo real até 40 encomendas de forma simples. Também existe sob a forma de app móvel para fazer o tracking de encomendas.
  • Wedo Express – Plataforma online de seguimento de encomendas internacionais, mas, com forte incidência nos envios provenientes de lojas online chinesas.
  • TrackingMore – Neste site é possível seguir encomendas online divididas em várias embalagens e ainda configurar alertas sempre que o estado do envio é alterado.
  • 1Tracking – Site de seguimento de encomendas que podes usar para localizar embalagens vindas da China. Encontra até 20 códigos em simultâneo e acompanha as embalagens apenas até à entrada na Europa.

Também existem extensões do Google Chrome

Como sugestão extra, existem extensões do browser Google Chrome que permitem efetuar o seguimento de encomendas da mesma forma que o podemos fazer nos sites indicados acima.

5 apps para seguir encomendas internacionais

Seguir encomendas online

  • 17Track – Com mais de 500 serviços de transporte que esta app de localização de encomendas é uma das melhores soluções. Podes receber notificações sempre que o estado do teu pedido é alterado.
  • Deliveries Package Tracker – Tem uma interface que também funciona no tablet, a app mostra a localização da encomenda através do Google Maps, desde que a empresa de transporte o permita.
  • AfterShip – Tem suporte para vários serviços de transporte nacionais, além de mais de 370 internacionais, garantem os criadores da app. Também notifica o utilizador quando a encomenda muda de status.
  • Track24 – Com deteção automática de serviços de distribuição assim que o código de seguimento é inserido, a Track24 também permite receber mensagens sempre que o estafeta as envia se a tua encomenda foi recebida por um vizinho, por exemplo (apenas na versão premium).
  • Parcel – A app está disponível para iOS e Android, sendo uma das melhores formas para seguir encomendas internacionais. Pode rastrear encomendas de mais de 300 serviços de entrega.

O CTT Tracking é ótimo para seguir encomendas nacionais

Seguir encomendas internacionais CTT Tracking

Quando as compras são efetuadas nas lojas online em Portugal (ou têm representações diretas no nosso mercado), o processo de acompanhamento do estado e localização das encomendas é mais simples. A CTT Expresso é uma das plataformas que respondem à dúvida de como seguir encomendas nacionais, mas existem outras igualmente competentes.

É também fornecido o mesmo código alfanumérico que permite seguir a embalagem. Assim, podes inserir o número do pedido na área que as principais transportadoras a operar em Portugal destinam ao processo de localização:

5 dicas rápidas para seguir encomendas internacionais

Seguir encomendas online

A quem está a ter as primeiras experiências em compras online, sejam feitas em sites chineses e/ou outras plataformas internacionais, recomendamos as seguintes precauções e formas de seguir encomendas internacionais.

1. O mais importante é que conheças sempre o código de localização fornecido em cada encomenda online. Dependendo da loja utilizada, a composição do código pode incluir números antecedidos e procedidos de letras.

Este é um exemplo de código de encomenda na GearBest – ‘PQ4F6P2342340181160W’ –, que pode ser visto junto da indicação ‘Shipping ID’ ou ‘Order Number’. É este código que te permite seguir encomendas internacionais.

2. Recordamos que nas compras efetuadas em sites chineses podes selecionar as opções de envio através de canais europeus e a partir de armazéns situados em países da União Europeia (EU Priority Line e EU Express, por exemplo). Isto poderá encurtar o tempo que o envio demora e assim facilitar o processo de localização, também.

3. Lembra-te que algumas encomendas online enviadas via Spain Express / Priority Line já começam recentemente a ficar retidas nos serviços alfandegários portugueses. Isto ao contrário do que acontecia até há bem pouco tempo. Caso a tua encomenda fique presa na alfândega, aprende como fazer desalfandegamento online em 3 passos nos CTT.

4. Tem paciência na espera pela chegada da encomenda. Nos períodos de maior movimento é possível até que algo comprado numa loja online chinesa demora um mês a chegar. O envio pode passar por várias empresas de transporte ao longo de todos esses dias, pelo que é normal que fiques confuso.

5. Os sites de localização de encomendas internacionais indicados acima fazem um bom trabalho, normalmente, até porque conseguem monitorizar o transporte de forma transversal em vários serviços de transporte.

Ainda assim, apesar da boa agregação de dados, conta com 24 a 48 horas de atraso (ou mais, dependendo da altura do ano…) na atualização das informações apresentadas.

Encomendas via Piority Line – Spain Express/Spain Line

Como as encomendas vindas da China demoram mais tempo a chegar e passam por várias transportadoras, podes ter de usar o código do pedido em vários serviços.

Tendo aqui como exemplo uma compra efetuada na GearBest com seleção de Priority Line – Spain Express/ Spain Line, podes usar estes sites para seguir a encomenda internacional.

  1. Panasia – O status da encomenda muda sempre que esta é preparada e enviada para o centro de Hong Kong, sai de território asiático e entra na Europa, entra e sai dos processos de controlo aduaneiro de determinado país europeu, e entra em distribuição por parte dos serviços de transporte desse país. Neste caso, Espanha.
  2. Correos.es – Neste exemplo via Espanha, são os serviços de correios desse país que tratam da entrada e ligações em território europeu, notificando quando a encomenda entra em distribuição. Se for uma encomenda com menos de 2 kg, são os CTT que dão seguimento ao transporte em Portugal; acima de 2 kg o serviço é assegurado pela Rangel.
  3. CTT Expresso – No caso dos CTT, há um novo código de localização fornecido no passo anterior pelos Correos.es espanhóis. Os estados do transporte que podemos consultar no site CTT mudam desde que a embalagem entra em Espanha, alertando também quando esta chega em Portugal, entra em distribuição e chega ao destino.
  4. Rangel – A localização de embalagens mais volumosas pode ser um pouco mais complicada, visto que tens de consultar no site Correos.es a referência ES da encomenda e somente depois proceder à consulta e localização do pedido. Mas os vários sites de localização referidos no início deste artigo já fazem esse trabalho por ti.

Antes de ires, vê como comprar na Amazon em Portugal, com dicas valiosas para rastrear a encomenda. Além disso, vê onde comprar Xiaomi aos melhores preços, com todas as superfícies disponíveis no nosso país.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.