Samsung: os melhores smartphones de 2022

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

A Samsung tem um dos mais amplos e variados portefólios de smartphones e, por essa razão, alguns lançamentos de bons smartphones podem passar despercebidos.

Fizemos uma lista de alguns dos melhores smartphones lançados pela Samsung no ano que está agora a chegar ao fim.

Samsung Galaxy A53: o melhor gama-média da marca

Samsung Galaxy A53
O Samsung Galaxy A53 com comunicações 5G está disponível em Portugal por 399,90 euros Crédito@Samsung

Com o Galaxy A53, a Samsung compete diretamente com a Xiaomi, uma das marcas mais competitivas no segmento de smartphones de gama média. Neste modelo em específico, a gigante sul-coreana tenta fornecer uma experiência de utilizador superior num modelo com um custo mais acessível.

O Galaxy A53 está equipado com um ecrã de 6,5 polegadas que fornece uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. Estes são atributos muito bem-vindos na utilização diária do smartphone.

Ainda que o processador Exynos 1380 e os 6 GB de memória RAM não sejam excecionais, são uma boa base na experiência diária. Estes componentes são, no entanto, compensados por uma robusta bateria de 5.000 mAh.

O modelo conta também com uma configuração de câmara quádrupla com um sensor primário de 64 megapixéis, um ultrawide de 12 megapixéis e um macro e um sensor de profundidade, ambos com cinco megapixéis de resolução. Acrescente-se o processamento de software eficiente e temos fotos de qualidade superior neste segmento de smartphones.

Samsung Galaxy A23: o smartphone que se destaca na entrada de gama

Samsung Galaxy A23
O Samsung Galaxy A23 com comunicações 5G está disponível em Portugal por 269,90 euros Crédito@Samsung

Este modelo de entrada de gama conta com alguns atributos bastante interessantes no seu segmento de preço. Desde logo, a começar pelo ecrã de 6,6 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.

O Galaxy A53 chegou a executar o sistema operativo Android 12 e interface One UI 4.0, mas conta com a disponibilização de duas granas atualizações que vão aumentar a vida útil deste modelo.

O terminal está equipado com o processador Snapdragon 695 que, apesar de ser mais antigo, fornece um bom desempenho e é capaz de lidar com a maioria do software sem registar qualquer problema.

A bateria de 5.000 mAh tem autonomia para cerca de um dia e meio de utilização e a configuração de câmara traseira quádrupla com um sensor primário de 50 megapixéis fornece bons resultados na captação de imagens.

Samsung Galaxy Z Flip4: um dos melhores dobráveis da marca sul-coreana

Samsung Galaxy Z Flip4
O Samsung Galaxy Z Flip4 está disponível em Portugal por um preço a começar nos 999,90 euros Crédito@Samsung

Ainda que use a mesma fórmula do seu antecessor, o Galaxy Z Flip4 resolve algumas das suas falhas. Este pequeno modelo aloja no seu interior o processador Snapdragon 8 Gen 1 emparelhado com de até 8 GB de memória RAM. Tal garante um desempenho rápido, fluido e execução de tarefas mais exigentes.

Um dos problemas do modelo anterior era a autonomia de bateria. O Galaxy Z Flip4 resolve esta questão com uma bateria maior de 3.700 mAh que lhe permite funcionar um dia inteiro.

Outro dos seus pontos fortes é o ecrã OLED de 6,7 polegadas com uma taxa de atualização variável de até 120 Hz que, mesmo sob a luz solar, funciona bastante bem.

Samsung Galaxy S22 Ultra: o rei da fotografia

Samsung Galaxy S22 Ultra
O Samsung Galaxy S22 Ultra está disponível em Portugal por um preço a começar nos 1.129,90 euros Crédito@Samsung

Os modelos Ultra da série Galaxy S são sempre os lançamentos mais aguardados. E este Galaxy S22 Ultra não foi exceção. Na Europa, os utilizadores têm de lidar com o chip Exynos 2200 que é um pouco inferior ao Snapdragon 8 Gen 1 incluído nos modelos disponíveis em outras regiões.

Mas, ainda assim, oferece um bom desempenho. O suporte para a S-Pen revelou-se uma das suas maiores mais-valias.

Por outro lado, a configuração de câmara traseira quádrupla é, atualmente, uma das melhores disponíveis no mercado. Conta com um sensor primário de 108 megapixéis, auxiliado por um ultrawide de 12 megapixéis, um sensor telefoto de 10 megapixéis e zoom ótico 3x e ainda um sensor periscópio de 10 megpixéis com zoom ótico de 10x.

Estes são atributos, em especial o sensor periscópio, com os quais o seu rival iPhone 14 Pro Max não pode competir.

A fechar a lista de bons atributos está a bateria de 5.000 mAh que agora conta com suporte para carregamento rápido de 45 watts. Na edição deste ano dos prémios 4gnews, o Samsung Galaxy S22 Ultra foi eleito como o melhor smartphone do ano.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt