Home Android

Samsung Galaxy S9 Plus conta com “Modo Retrato”, Galaxy S9, não?

Chama-se "Modo Retrato" no iPhone X e "Live Focus" no Samsung Galaxy S9 Plus:

Samsung Galaxy S9 Android, Android Oreo, Google,
Apenas o modelo de maiores dimensões conta com este trunfo. Trata-se de uma mais valia para a fotografia e vídeo.

São dois dos melhores smartphones Android que poderás comprar em 2018. Os Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus chegaram para inaugurar uma nova geração de produtos da maior fabricante mundial de dispositivos móveis. Mais ainda, chegaram para mudar a forma como tiramos proveito das câmaras fotográficas dos nossos smartphones. Para 2018, temos duas câmaras na traseira do Samsung Galaxy S9 Plus ao passo que no S9 temos “apenas” uma.

Apesar de ambos os smartphones serem idênticos em potência, performance e em todos os principais componentes como o processador. Apesar de todas as suas semelhanças temos também algumas diferenças. Aqui, a câmara dos Samsung Galaxy S9 Plus é superior. Com um hardware superior, o segundo sensor com lente zoom de 2x permite ao smartphone dar um destaque maior ao objecto central. Por outras palavras, permite-te tirar proveito do “Modo Retrato” ou, como a Samsung lhe chama, o Live Focus.

Vê ainda: Sony já prepara o seu próximo topo de gama Android para 2018

A Apple popularizaria este “Modo Retrato” com o seu iPhone X, algo que a Google também exploraria com os seus Pixel com ótimos resultados. Aqui, cada empresa utilizaria uma abordagem diferente para dar mais destaque ao rosto, à pessoa ou ao objecto central / principal da fotografia e desfocar o resto / o pano de fundo.

Para conseguir capturar uma fotografia de alguém, perfeitamente focada e que se destaque do pano de fundo e para que realmente a pessoa se imponha, não é uma tarefa fácil. Por norma temos aqui algoritmos de processamento da imagem que vão desfocar o fundo o melhor que conseguem. Um bom exemplo disso mesmo são os Google Pixel 2, dotados de um único sensor fotográfico.

Samsung Galaxy S9 Plus conta com Live Focus

Todavia, os sensores fotográficos dos smartphones são minúsculos comparativamente com os sensores utilizados nas câmaras profissionais. Por isso mesmo, não é nada fácil para um smartphone conseguir um rosto ou objecto principal bem focado e um fundo desfocado. Por norma temos arestas desfocadas, o típico bleeding nas arestas. A Samsung está perfeitamente ciente destas dificuldades e para tal implementou dois sensores nos seus Samsung Galaxy S9. Estratégia também adoptada pela Apple e várias outras construtoras de dispositivos móveis.

Samsung Galaxy S9 não tem esta funcionalidade, o “Modo Retrato”

Apple Animoji Samsung Galaxy S9 4gnews
E tu, planeias utilizar esta funcionalidade do AR Emoji nos novos topos de gama da marca?

Aliás, para além da Google e da Sony já são muito poucas as fabricantes que apenas utilizam um sensor nos seus topos de gama. A grande maioria utiliza dois sensores / duas câmaras para mitigar as limitações físicas dos sensores para smartphone. Desta forma as câmaras conseguem criar um mapa de profundidade da imagem antes de capturar a fotografia. Em seguida conseguem separar o rosto, a pessoa, o objecto principal do pano de fundo, desfocando-o.

“Live Focus” é o “Modo Retrato” da Samsung

Assim, conseguimos um “Modo Retrato” em que o importante fica ao centro, focado, com toda a atenção e detalhe. Tudo o resto fica desfocado, não competindo com o objecto central pela tua atenção.

Algo que apenas a Google consegue fazer (quase na perfeição), com apenas uma câmara. Todos os demais utilizam duas câmaras, desde o Samsung Galaxy Note 9 ao novo Samsung Galaxy S9 Plus. Em suma, o maior dos novos Galaxy é sem dúvida o mais bem equipado dos novos topos de gama.

Note-se que aqui tanto o Samsung Galaxy S9 Plus como o Galaxy S9 contam com uma abertura variável da lente cujas vantagens já aqui demos a conhecer na 4gnews. Todavia, é fácil de compreender a superioridade do modelo Plus no que à fotografia diz respeito. Aliás, para os peritos da DxO não existe um smartphone melhor para fotografia do que o Samsung Galaxy S9 Plus.

Duas câmaras no Samsung Galaxy S9 Plus, uma no Samsung Galaxy S9

Uma vez que o Samsung Galaxy S9 carece de uma câmara secundária no seu painel traseiro, não tem a possibilidade de criar estes mapas de profundidade. Assim, compreendemos que o “Modo Retrato” seja apenas mediado por software, por algoritmos de processamento da imagem. Os seus resultados não serão tão bons quanto o dos Galaxy S9 Plus.

Posto isto, o dispositivo mais compacto está algo limitado ao “Foco Seletivo” ou “Selective Focus” que poderá até proporcionar resultados comparáveis. Todavia, não serão propriamente a mesma coisa. No caso do S9 o smartphone capturará várias fotos de uma só rajada. Cada uma destas fotos terá diferentes pontos de focagem. Em seguida dará a possibilidade ao utilizador de mudar o ponto de foco para a foto (que na verdade são várias), em questão.

Em suma, no modelo de maiores dimensões terás um “Modo Retrato” com resultados mais promissores. Já por outro lado, o modelo base, o S9, também não te desiludirá. Contudo, assenta em mecanismos (algoritmos) de software para te tentar dar uma qualidade comparável. Note-se ainda que o S9+ conta com uma lente zoom de 2X que poderá ser do agrado de alguns utilizadores.

Apple mostra como foi desenvolvido o “modo retrato” do iPhone X

Assuntos relevantes na 4gnews:
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).
Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia