Samsung Galaxy S9 Plus é o melhor smartphone para fotografia - DxOMark

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Foi apresentado no passado Domingo, dia 25 de fevereiro, o novo topo de gama da fabricante sul-coreana. Chama-se Samsung Galaxy S9 Plus e vem acompanhado de um Galaxy S9 para quem preferir um ecrã menor ou um preço mais em conta. Por 969.99€ o novo topo de gama não será certamente para todos os consumidores. Contudo, quem quiser o melhor smartphone para fotografia, segundo a DxoMark, terá nesta Galaxy o melhor dos melhores!

A entidade DxO é a responsável pela "mark", o nome dado aos seus testes especializados nas câmaras fotográficas digitais. Verdade seja dita, já nos habituamos a ver as suas pontuações sempre que um novo modelo é lançado. Já utilizamos o seu ranking para apurar os pontos fortes e os pontos fracos de cada câmara e de cada smartphone nos quesitos de fotografia e vídeo. Agora, é a vez do mais poderoso dos S9 demonstrar todo o seu potencial.

Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 2S: Nova imagem confirma sensor biométrico no ecrã

Depois de voltaríamos aqui a abordar a temática. Agora, para eliminar as últimas dúvidas, podemos orientar a nossa opinião pela avaliação da DxoMark. Equipado com uma câmara dupla na sua traseira, a principal novidade acaba por ser a abertura variável. Algo completamente inédito num smartphone.

Este Samsung Galaxy S9 Plus pode variar a sua abertura entre os valores de f/1.5 quando a luz escasseia e f/2.4 quando esta abunda. Pode assim adaptar-se a diferentes condições de iluminação. Mais ainda, poderá melhorar as fotografias em situações difíceis como a foto noturna e melhorar a nitidez e detalhe quando a luz existe em abundância. Tudo isto de forma completamente automática.

Samsung Galaxy S9 Plus quebra recordes na DxoMark

Note-se ainda que no Samsung Galaxy S9 Plus, tal como saliente a DxoMark, temos uma câmara secundária com zoom ótico de 2X. Em suma, uma câmara que te aproxima do objecto sem que percas qualquer detalhe. Isto claro, sem esquecer as novas capacidades de filmagem em câmara super lenta a 960 frames por segundo a HD (720p). Todas estas características acabam por tornar o Samsung Galaxy S9 Plus na melhor câmara num smartphone em existência. A DxoMark tem um novo recordista.

Fotografia é o ponto forte dos Samsung Galaxy S9

Antes demais, façamos uma apanhado geral das principais características da câmara dos Samsung Galaxy S9 Plus. Temos aqui um sensor de 12MP (ISOCELL) com uma abertura variável entre os f/1.5 / e os f/2.4. Temos ainda uma segunda câmara traseira, também com 12MP com abertura focal de f/2.4 e com zoom ótico de 2X. Conta com Estabilização Ótica da Imagem (OIS) em ambas as câmaras traseiras. Temos também a tecnologia Dual-pixel PDAF. Sem esquecer o flash Duplo, a gravação de vídeo a 4K Ultra-HD a 60 frames por segundo. Por último, temos ainda a gravação de vídeo em câmara super-lenta a 960 frames por segundo em HD (720p).

Esta foi a avaliação final da DxOMark

Como é que a DxoMark avaliou os novos Samsung Galaxy S9?

Tal como nas nossas análises, é necessário cumprir rigorosos padrões de teste para que as avaliações possam ser isso mesmo, avaliações. Posto isto, a DxoMark utiliza um total de 1500 imagens de teste e mais de duas horas de vídeo. Captura estes resultados em cenários com condições controladas (laboratório) e cenários da vida real (ar livre). Isto para ter uma noção abrangente do potencial do equipamento e para simular a utilização diária do consumidor comum. Poderás consultar DisplayMate.

O melhor para fotografia, entre os melhores para vídeo - DxOMark

O Samsung Galaxy S9 Plus ultrapassa até o antigo líder, o Google Pixel 2, apesar de o vencer por apenas 1 ponto no seu ranking. Seja como for, a câmara do novo Samsung Galaxy S9 Plus não apresenta nenhuma falha aparente. Com 104 pontos na qualidade das suas fotografias e 91 pontos na gravação de vídeo. Neste último parâmetro (vídeo), fica um pouco abaixo dos melhores, apesar de continuar bem no topo.

104 pontos para fotografia, 91 pontos para vídeo

Segundo estes peritos, o Samsung Galaxy S9 Plus mostra todo o seu potencial em situações de boa luminosidade. Por exemplo ao ar livre. Aí as cores serão brilhantes, vívidas, como boa exposição e um bom intervalo dinâmico de cores. Além disso, a Samsung conseguiu criar um ótimo balanço entre o software de redução de ruído da imagem e a preservação dos detalhes.

Os ótimos resultados em condições de boa e muita luminosidade são rivalizados pela sua brilhante performance em situações de baixa luminosidade. Aqui, graças à abertura de f/1.5 não estávamos à espera de nada menos e, segundo a DxOMark, a surpresa foi boa, muito boa!

Em suma, neste momento o Samsung Galaxy S9 Plus pode ser considerado o melhor smartphone para fotografia. É também um dos melhores na gravação de vídeo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy S9 eleito o smartphone com melhor ecrã – DisplayMate

LG G7 será desenvolvido tendo por base a nova estratégia da marca

alaxy S9. AR Emoji são uma cópia dos Animoji da Apple?

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.