Huawei quer ultrapassar a Apple em apenas 2 anos, Samsung na mira...

Rui Bacelar
Huawei P20 Android Oreo Apple iPhone X Samsung
Richard Yu, CEO do departamento móvel da fabricante chinesa ©Chris Ratcliffe | Bloomberg | Getty Images

Richard Yu, o atual CEO de todo o departamento Mobile da chinesa Huawei. Neste momento está completamente concentrado no seu smartphone Huawei P20 que diz ser "muito melhor" do que o iPhone X da Apple. A sua ambição é clara, num espaço de dois anos a fabricante chinesa quer ultrapassar a Apple e na mira já está a Samsung.

Agora é uma questão de tempo e de trabalho ininterrupto, esta seria a principal mensagem transmitida por Yu à CNBC no último domingo. Ainda na véspera do início oficial do MWC (Mobile World Congress) onde ficaríamos a conhecer os novos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus. Durante o decurso deste congresso a Huawei apresentaria novos tablets (MediaPad M5) e um novo computador portátil, o MateBook X Pro.

Vê ainda: 26 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Não ousariam competir com o mediatismo da Samsung em Barcelona. De uma forma bem calculada, Richard Yu agendou a apresentação dos Huawei P20 e Huawei P20 Pro (além do modelo Lite que aqui ficamos a conhecer), para o dia 27 de março. A capital francesa foi o local escolhido para receber os seus próximos topos de gama.

A ambição mantém-se. Se neste momento os Samsung Galaxy S9 possuem a melhor câmara (segundo a DxOMark), Yu aconselha alguma paciência. Promete que vai valer a pena esperar pelos seus novos produtos. Serão "grandes, ousados, com muitas inovações nas câmaras e tecnologia de fotografia. Serão muito melhores do que todos os outros", afirmaria Yu.

Huawei quer ultrapassar a Apple em 2 anos. Samsung vem depois...

O próximo alinhamento de smartphones Android chamar-se-á Huawei P20. Teremos dois modelos de gama alta, o P20 e o P20 Pro. O terceiro modelo, P20 Lite, será uma alternativa de baixo custo para o segmento de gama média. Aqui, a Huawei tem conseguido fazer frente à Samsung com as suas ofertas de gama média. Algo que é evidenciado pelos dados da AppBrain. A próxima geração já estará pronta e a sua apresentação aproxima-se a passos largos.

"PaciêncIA, o renascimento da fotografia aproxima-se" - Huawei

Huawei Apple Samsung Android
A marca aconselha os consumidores a terem paciência e esperarem pela geração de smartphones P20. Chegarão no dia 27 de março.

Todas estas informações e declarações seriam avançadas pelo CEO do departamento mobile numa conferência de imprensa após a apresentação da marca. Foi nessa mesma altura que Yu voltaria a frisar a sua postura ressentida pela incapacidade de entrarem no mercado norte-americano através das operadoras. Algo que já foi abordado aqui, na 4gnews.

"Mais cedo ou mais tarde chegaremos ao topo", ultrapassando a Samsung e Apple.

A posição extremada de Yu não seria bem vista pela cúpula e dirigentes da fabricante chinesa. Note-se que neste momento a Huawei já é a terceira maior fabricante mundial de dispositivos móveis. Alias, durante alguns meses terá ultrapassado a Apple (2º trimestre de 2017).

Nesta última conferência de imprensa, Yu expôs também algumas das estratégias para consolidação da marca em vários mercados. Aproveitando sobretudo as falhas evidentes em marcas que enfrentam uma espiral recessiva. Veja-se a HTC ou várias outras marcas com pouca expressão em certos mercados-chave em que a Huawei não terá receio de investir.

Algo particularmente interessante seria a reação de Yu ao ver que uma boa parte dos repórteres estava a utilizar um iPhone da Apple para gravar a conversa. Ao debater os planos para o futuro da Huawei, Yu pegou num Apple iPhone X. Em seguida, fugindo à regra e ao protocolo, explicou como é que o Huawei P20 será melhor que o topo de gama da Apple.

"Teremos algo muito grande, ousado, com muitas inovações na tecnologia das câmaras. Será muito melhor do que todos os smartphones" afirmaria Yu. Acrescentaria em seguida "Talvez não esteja a ser muito humilde mas o nosso é melhor do que o deles, não apenas um pouco mas muito, muito melhor".

Atualmente é a 3ª fabricante mundial mas não esconde as suas ambições

Samsung Apple Huawei MateBook X MWC 2018
Os novos computadores MateBook X seriam a estrela da marca durante o Mobile World Congress Barcelona

Note-se que a Huawei está presente no mercado mobile há consideravelmente menos tempo do que as suas rivais Samsung e Apple. Mesmo assim, conseguiu crescer de forma muito rápida, tornando-se na terceira maior construtora em pouco tempo. Segundo os últimos dados das várias agências de análise de mercado, atrás da Samsung e da Apple temos logo a Huawei. Agora, Yu volta a frisar que no espaço de dois anos, a Apple será ultrapassada.

"Globalmente somos uma das três maiores fornecedoras de smartphones. Contudo, daqui a cerca de um a dois anos, a nossa quota de marcado garantirá o segundo lugar para a Huawei. Continuamos a crescer a bom ritmo. Mais cedo ou mais tarde chegaremos ao topo". Declarações de Richard Yu, CEO do departamento móvel da empresa em declarações à CNBC.

Segundo os rumores os Huawei P20 poderão ter três câmaras na sua traseira. Inovação que deverá estar presente pelo menos no modelo de maiores dimensões, o P20 Pro. Nos próximos dias teremos mais novidades sobre esta marca que quer ultrapassar ambas as gigantes Apple e Samsung.

Acreditas que conseguirá?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9, a única opção face ao Apple iPhone X?

Huawei P20 Lite. Provavelmente, o teu próximo smartphone

Xiaomi Mi Mix 2S será um marco importante para o mundo Android

Fonte |via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.